O presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, já obteve resposta ao pedido de esclarecimentos sobre a situação da fábrica da Tupperware sediada na zona industrial do concelho. A empresa suspendeu a produção da fábrica de Montalvo no passado dia 12, para “reduzir o stock em armazém”.
Laurie Ann Goldaman, CEO da empresa, anunciou cinco dias depois, em videochamada, aos trabalhadores de todas as unidades a nível mundial, que a multinacional ia entrar em falência, salientando que iria tentar encontrar investidores para darem continuidade à atividade da empresa.
Cerca de 200 trabalhadores têm, assim, as suas vidas em suspenso e a preocupação é grande.
O Vice-Presidente da Tupperware Europa, Médio Oriente e África, respondeu ao autarca de Constância telefonicamente. Nessa conversa o Vice-Presidente da Tupperware afirmou que “não sabe o o futuro da empresa pois estão em fase de discussão com os investidores” e que “estão a trabalhar numa estratégia para que a empresa seja mais atrativa para os investidores”, acrescentando que “pararam a produção em Portugal, Bélgica e África do Sul porque têm muito stock”.
Em nota informativa, a autarquia informa que já transmitiu estas informações ao Gabinete do Ministro da Economia pedindo-lhe que acompanhe o processo e mantenha a autarquia informada de qualquer desenvolvimento bem como que coloque à disposição da empresa todos os meios possíveis para que a mesma continue a laborar em Montalvo.
Tupperware avança para a insolvência e quer “proteger a sua marca icónica”
Segundo a Reuters, a Tupperware, que tem uma dívida de 812 milhões de dólares, reportou ao tribunal de insolvência activos num valor entre 500 milhões e mil milhões de dólares e passivos estimados entre mil e dez mil milhões de dólares. O número de credores situa-se entre os 50 mil e os 100 mil.
Segundo a agência de notícias Reuters, a Tupperware tem uma dívida de 812 milhões de dólares, tendo reportado ao tribunal de insolvência ativos num valor entre os 500 milhões e mil milhões de dólares e passivos estimados entre mil e dez mil milhões de dólares. Ainda segundo a Reuters, o número de credores situa-se entre os 50 mil a 100 mil.
Tupperware avança para a insolvência e quer “proteger a sua marca icónica”
As contas de 2022 (as últimas divulgadas no site da companhia) demonstram uma quebra de 18% das vendas, para 1,305 mil milhões de dólares, e um prejuízo de 28,4 milhões de dólares.
No início da pandemia de COVID-19, a Tupperware viu um aumento significativo na demanda por seus produtos, pois as famílias passaram a cozinhar mais em casa durante os períodos de isolamento. No entanto, à medida que as restrições foram sendo levantadas e a vida voltou ao normal, a empresa começou a enfrentar uma queda nas vendas. Essa oscilação expôs ainda mais as fragilidades do modelo de negócios da Tupperware.