O idoso, de 81 anos, tinha sido dado como desaparecido no domingo, dia 17, em Soudos, freguesia de Paialvo, através de um alerta da família. O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR), através dos binómios cinotécnicos e do Posto Territorial de Tomar, localizou o idoso após rápida resposta.
Foram ainda mobilizados diversos meios da GNR, entre os quais patrulhas apeadas e a cavalo, meios cinotécnicos e uma equipa de Unmanned Aircraft System (UAS), vulgarmente conhecidos como drones, da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS).
Nesta ação policial, os militares da GNR contaram com a colaboração da Junta de Freguesia de Paialvo, dos Bombeiros Voluntários de Tomar e da Proteção Civil. As equipas percorreram toda a área envolvente, tendo o binómio cinotécnico de Segurança, Intervenção e Busca localizado o idoso com vida e consciente, num terreno de vegetação arbórea, que dista cerca de três quilómetros do local do desaparecimento – a sua residência.
O idoso foi assistido pelos Bombeiros Voluntários de Tomar, tendo sido transportado para uma unidade hospitalar, para acompanhamento do seu estado de saúde. Esta ação contou com o reforço de militares do Posto Territorial de Ourém, Ferreira de Zêzere, Fátima, Torres Novas, do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém e da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS). A Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências.