A Câmara Municipal de Tomar aprovou a cedência de quatro mil litros de gasóleo ao Sport Club Operário de Cem Soldos, entidade organizadora do Festival Bons Sons que, recorde-se, irá decorrer de 8 a 11 de Agosto próximo. Está em causa um investimento de 5500 euros, apoio aprovado por unanimidade em recente reunião da autarquia nabantina.
Tiago Carrão, vereador do Partido Social Democrata, quis saber os gastos totais do Município com a mencionada organização, questionando ainda sobre se, futuramente, alguma outra associação ou instituição de apoio social fizer um pedido idêntico vai ter a mesma resposta da Câmara.
Luís Francisco, também eleito do PSD, disse que a autarquia deveria ter orçamentando o apoio ao Bons Sons “e não apenas um relatório final onde já nada poderá ser corrigido”. “Não faz sentido avançar com ‘mais ou menos e depois logo se vê’, advertiu o vereador.
Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar, em resposta a Luís Francisco, disse haver uma «estimativa» daqueles que serão os gastos do Município com o ‘Bons Sons’, ainda que não tenha avançado com números. A eleita do Partido Socialista apontou para valores na ordem de edições anteriores .
Recorde-se que o Festival Bons Sons tem um impacto de mais de meio milhão de euros na economia local (não só Tomar) e é uma das bandeiras de divulgação do concelho. A pequena aldeia de Cem Soldos abre-se a dezenas de milhares de festivaleiros a cada agosto.
A título de exemplo, muitos dos artistas que fizeram parte de edições passadas ficaram alojados em Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, lotando o número de camas nos respetivos concelhos.