A equipa do SL Benfica conquistou o troféu do XIII Torneio Internacional de Futebol de Abrantes no escalão de Iniciados (SUB-15), tendo vencido na final o Sporting CP por 2-0, em jogo disputado no dia 18 de agosto de 2019 no campo nº 1 do Estádio Municipal.

Na sequência dos resultados dos oito jogos realizados nos vários campos de jogos do concelho, entre os dias 16 e 18, a classificação final ficou assim ordenada: 1º – Sport Lisboa e Benfica; 2º – Sporting Clube de Portugal; 3º – Futebol Clube do Porto; 4º – Boavista Futebol Clube; 5º – Celta de Vigo e 6º – Seleção concelhia.

Mais do que o registo de competição, este evento desportivo organizado pela Câmara de Abrantes tem inerente toda uma componente social e cívica, salientada e enaltecida pelo patrono do torneio, José Couceiro, diretor técnico nacional que ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol tem a responsabilidade da área da formação. “Os futuros jogadores de referência fazem-se pelas vitórias, mas também se fazem pelo respeito uns pelos outros. Há que agradecer à Câmara de Abrantes a oportunidade que dá a estes atletas para promover a importância do desporto na sociedade”, salientou José Couceiro durante a cerimónia da entrega dos prémios, ao mesmo tempo que felicitou a qualidade técnica dos atletas e a consistência das estruturas dos seus clubes.

O presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, deixou um agradecimento “sentido” a todas as entidades, públicas e privadas, que, através do ato da colaboração, contribuíram para o sucesso desta festa do futebol. O autarca felicitou, em geral, todos os clubes participantes e, em particular, a seleção da casa, numa referência especifica aos atletas e às famílias, à equipa técnica e aos clubes locais de onde são oriundos: Sport Abrantes e Benfica, Núcleo Sportinguista de Alferrarede, Casa do Povo do Pego e Clube Desportivo e Recreativo “Os Dragões ” de Alferrarede.

A organização deste evento desportivo é da Câmara Municipal, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Santarém. As equipas de arbitragem presentes integram os quadros de diversos campeonatos distritais e nacionais.

Os dias do torneio constituem também um bom momento para a economia local, incidindo particularmente nas áreas da restauração e da hotelaria na resposta ao acolhimento das equipas participantes, equipas técnicas e famílias dos atletas.

Fernanda Mendes