Foto RCE
PUB

O Rotary Clube de Entroncamento apoiou famílias carenciadas dos concelhos de
Entroncamento e Golegã em bens de primeira necessidade, durante o ano 2023-2024,
com a comparticipação da Fundação Rotária Portuguesa.

O Rotary Clube de Entroncamento conclui neste mês de fevereiro o projeto de apoio a 6
familiais carenciadas do Entroncamento, e pelo primeiro ano, também do concelho da Golegã, com a comparticipação da Fundação Rotaria Portuguesa e em parceria com as respetivas autarquias.

PUB

Tendo iniciado em março de 2023, o apoio abrangeu um total de 9 famílias, das quais 3 do
Entroncamento e 6 da Golegã, número este fruto de adaptação dos agregados apoiados em
função da mobilidade de algumas famílias apoiadas que regressaram à Ucrânia ou deixaram de ter necessidade desse apoio. Perfez-se um total de 20 pessoas, das quais 11 são menores com idades compreendidas entre os 4 meses e os 12 anos.

O projeto consistiu na referenciação por parte das respetivas divisões de apoio social de 3
famílias a quem foi dada uma dotação mensal, em função do respetivo agregado familiar, para adquirir os bens de primeira necessidade em superfícies comerciais locais de pequena
dimensão, previamente selecionadas, o SCAFA (Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e
Aderentes, CRL), no Entroncamento e o Minimercado “Meu Super” na Golegã.
Esta iniciativa teve uma dotação de 3.600 €, com fundos do clube e comparticipação de 50% da Fundação Rotária Portuguesa, através de um projeto de apoio a que o clube se candidatou.

Auscultando as famílias apoiadas, os responsáveis de ação social e os estabelecimentos
comerciais, foi referido que apesar de limitado, este apoio foi uma ajuda valiosa para fazer face às necessidades das famílias, e nas palavras de um comerciante, que considerou excelente a organização do projeto pela dignificação e liberdade de escolha dos géneros permitida ás famílias para fazer face às suas necessidades de cada mês, e também uma ajuda ao pequeno comércio local que assim cumpre também um papel essencial na sociedade e na relação de proximidade com a comunidade local.

Nas palavras da Dra Tânia Brazete, da Câmara do Entroncamento, este apoio do Clube e da
FRP, “proporcionou às famílias melhores condições de vida através da concessão de
alimentos, garantindo-lhes o acesso a bens básicos ou de primeira necessidade. A emergência social de carácter pontual e temporário é cada vez mais premente e importante, tendo o Município como objetivo intervir no bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos isolados ou inseridos em agregados familiares desfavorecidos, abraçando, deste modo, iniciativas no âmbito do Vosso Projeto Combate à Fome e à Pobreza 2023 -2024, que teve como principal objetivo o bem-estar das famílias. De salientar que a situação socioeconómica dos indivíduos e famílias está em constante mudança, sendo necessário que os programas de apoio em vigor se adaptem às novas realidades, por forma a conseguir uma eficácia maior, sendo importante que a atribuição destes apoios seja sensata tendo em conta o interesse público, o respeito pelos princípios de legalidade, da igualdade e da imparcialidade, a proteção da confiança dos cidadãos, a transparência, e o controlo eficaz da atribuição e aplicação dos apoios, através de um trabalho em rede e em parceria”.

O Rotary Clube de Entroncamento agradece a todos os parceiros envolvidos toda a
colaboração prestada na execução deste apoio, designadamente os técnicos das áreas de
apoio social do município e das superfícies comerciais locais selecionadas, cujo objetivo se
enquadra numas das ênfases de ação da Fundação Rotária e do movimento rotário em geral, com vista a minorar as dificuldades sentidas por muitas famílias portuguesas.

PUB