O VPlay®, desenvolvido pela empresa Napperon, sediada no Médio Tejo, da qual faz parte Paulo Passos, um dos mais renomados designers nacionais, foi selecionado como finalista dos Prémios Património Ibérico 2025, na categoria Melhor Projeto de Touring Cultural. A distinção reconhece iniciativas que promovem roteiros de turismo cultural e patrimonial em territórios específicos.

Organizados pela SPIRA e pelo Património.pt, os Prémios Património Ibérico destacam boas práticas no setor cultural em Portugal e Espanha, valorizando projetos excecionais realizados nos últimos três anos. A terceira edição do prémio regista um crescimento significativo no número de candidaturas, refletindo o dinamismo do setor.
O júri internacional — composto por Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert — irá escolher três finalistas para apresentar os seus projetos na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorre em Sintra, nos dias 4 e 5 de dezembro.

O VPlay® foi concebido como uma ferramenta de valorização territorial, com um projeto-piloto centrado no Médio Tejo. Baseado nos cinco V’s — viajar, ver, viver, vir e voltar —, propõe experiências interativas e educativas que despertam a curiosidade sobre o património local, através de cenários, personagens e dinâmicas lúdicas. O conceito é escalável e pode ser aplicado a qualquer território, monumento ou rota cultural.














