Tal como programado, esteve entre nós o Sr. Bispo da nossa diocese de Santarém,
D. José Traquina, que presidiu à solene celebração eucarística juntamente com os Párocos da Cidade – Sr. Padre Luciano Oliveira e Sr. Padre Ricardo Conceição.
No final, os fiéis e a CME fizeram ofertas ao Sr. Bispo. O Sr. Presidente da Edilidade homenageou, também, a COMISSÃO DE FESTAS de SÃO JOÃO/ 2024.
A Procissão contou com uma verdadeira multidão de fiéis que acompanhou as imagens de São João Batista, Sagrado Coração de Jesus, Menino Jesus de Praga, N. Sra. da Conceição e N. Sra. de Fátima.
Na vanguarda do cortejo litúrgico seguiram as Fogaças, numa carrinha de caixa aberta, bem como num andor (fogaças doces), sendo ainda transportadas por algumas pessoas à cabeça, das quais se destaca a artística peça do CERE.
Acompanhou a Procissão, a Banda da Sociedade União Matense (Torres Novas) que alternou com os cânticos do Coro das 2 Paróquias.
Junto à Capela das Vaginhas foi evocada a data histórica de 290 anos da reconstrução e ampliação barroca da ERMIDA de São João Batista em 1734.
Após 1 cântico mariano, em honra de Maria que visitou sua prima Santa Isabel e João, quando este tinha 6 meses de gestação, e do hino de honra do Precursor, os andores recolheram ao pequeno templo.
Ao Povo foi distribuída 1 ferradura e 1 exemplar da mais antiga foto da Capela das Vaginhas.