PUB

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje. 8 de junho, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que se prolonga até ao dia 16 de junho. Este ano o evento tem um peso histórico significativo ao comemorar orgulhosamente um
triplo aniversário: os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA. Na entrada principal do CNEMA o visitante é convidado a viajar numa exibição retrospetiva de todo o histórico do evento – a exposição “O Início” – o nosso presidente foi o primeiro a fazer o percurso e a saudar a iniciativa.
Pecuária Extensiva, é o tema deste ano, atividade que ocupa uma área e 64% da superfície agrícola útil em território nacional, o que por si só é facto merecedor de protagonismo no setor, acrescido papel determinante que representa na sustentabilidade e na preservação dos espaços rurais do país.

Presidente enaltece importância da FNA para a agricultura No âmbito da exibição de um breve excerto alusivo ao documentário sobre a história e evolução do evento, o Presidente da República salientou a importância do certame para a “agricultura portuguesa” e para os
agricultores.

PUB

O chefe de estado português afirmou que a “feira representa muito por Portugal, pela agricultura portuguesa, pela riqueza natural portuguesa, pela biodiversidade, raças autóctones, pelo labor pelos agricultores, e por aquilo que é uma componente fundamental da riqueza do nosso país”, disse o chefe de Estado.

Santarém acorda em festa

Santarém recebeu na manhã de hoje o habitual desfile de campinos e de gado, que percorreu as ruas do centro da cidade e que contou com a presença de diversas entidades e grupos locais que animaram a manhã em pontos estrategicamente definidos.
FNA 24 – Animação do nascer ao pôr-do-sol.

O primeiro dia da FNA 24 ficou marcado por inúmeras atividades de animação a cargo de Ranchos Folclóricos e Acordeonistas de vários concelhos.

Já o Município de Rio Maior esteve em destaque no stand da CIMLT com atividades de promoção turística e Provas de pão e enchidos de Rio Maior.
No final da noite, realce para o concerto dos “Excesso”.

FNA 24 – Um evento dos 8 aos 80, das famílias aos profissionais.
Na Nave A decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios dos vencedores dos Concursos Nacionais 2023/2024 e as ações de cozinha ao vivo foram bastante concorridas, enquanto os visitantes puderam deliciar-se com algumas das melhores iguarias nacionais.
Na área Pecuária, o centro das atenções foi o Concurso de Dressageb Nacional – Taça FNA 2024, o 11º Concurso Geral de Jovens Reprodutores de Ovinos e a Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho.

O novo espaço dedicado aos mais pequenos “Parque Fnazinha” contou com múltiplas atividades e bastante adesão das famílias.
O dia encerrou com as famosas Largadas de Toiros.

9 de junho – A jornada continua.

Para amanhã, 9 de junho, Dia dos Municípios de Almeirim e Alpiarça, lembramos a realização de mais uma prova do Campeoanto Nacional de Equitação do Trabalho e do Concurso Nacional de Dressage, além das várias atividades do programa tradicional de animação, sempre do agrado dos visitantes.

Documentário “70 Anos de Feira do Ribatejo / 60 Anos Feira Nacional de Agricultura”

Em complemento e continuidade à exposição “O Início” presente na entrada principal do CNEMA, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo exibe em contínuo, nos Claustros, uma versão reduzida do documentário sobre a história e evolução do evento e que foi especialmente concebido no âmbito das comemorações dos 70 anos da Feira do Ribatejo, do 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e dos 30

Revela ao público o olhar de alguns dos protagonistas do evento e da região sobre esta grande festa nacional e promete levar todos até ao momento em que tudo começou para depois dar a conhecer o caminho percorrido pela Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo até ao momento presente.

No próximo dia 11 de junho, às 19h45, haverá, no mesmo local, uma sessão especial que contará com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, de várias individualidades e de muitos dos envolvidos nesta grande história.

Grande afluência e Prova de Vinhos Licorosos marcam o dia da Feira Nacional de Agricultura

A FNA 24 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo domingo, 16 de junho, e que tem a pecuária extensiva como tema central, registou hoje uma grande afluência. Em véspera de feriado
foram milhares os que se deslocaram até Santarém para uma visita à maior Feira agrícola do país.

Durante o dia destaque para a Ação “70 Anos de Análise Sensorial: Licorosos 70 – 60 – 30, com grande participação do público. Vários vinhos fizeram as delícias dos “provadores”, como Portos da Casa Porto d’Alva, Porto Cruz, Vinhos da Madeira, Vinhos do Cartaxo, Moscatel de Setúbal, Vinhos da Junta Nacional, da Lagoalva e António Azóia Bento.
Degustação de Presunto de Porco de Raça Alentejana”, “Novilho à Boletos”, “Arroz a Sério” ou “Carne de Caça” foram outras ações de cozinha ao vivo do dia.

Animação e Atividades Equestres

Paralelamente, o certame contou hoje com muita animação e realçou a importância do cavalo no certame com a realização de várias provas.

Na área das atividades equestres, relevo para o Concurso Nacional de Dressage – Taça FNA 2024, Campeonato Nacional de Trabalho (Provas de “Maneabilidade”, “Velocidade” e “Vaca”), e Prova de Condução de Cabrestos – Prova Casa Agrícola “Sommer de Melo”.
Num dia repleto de muita animação Ranchos Folclóricos, Dança Desportiva, Danças de Salão e Concertinas animaram o público durante o dia e início de noite em várias zonas do recinto.

Foto FA24

No final do dia não podia faltar a “Mesa da Tortura” e “Largada de Toiros”. Pela 23h30,

atuaram “Os Quatro e Meia”.Dia dos Municípios de Almeirim e Alpiarça

Almeirim promoveu degustações de Sopa de Pedra, Arroz Doce, “Caralhotas”, Provas de Vinhos e exibições de ranchos folclóricos ao longo do dia.

Provas de Sorvetes, Vinhos, Cocktails, promoção do Festival Gastronómico Sabores do Campo e “Danças e Cangares” foram as apostas de Alpiarça.

10 de junho – Dia de Portugal também é dia de Feira

Amanhã, 10 de junho, feriado, a solidariedade está na ordem do dia  com o espetáculo “Com Tradição se Honra o Ribatejo”, cuja receita reverte a favor de várias instituições da cidade e do concelho de Santarém.

Durante o dia, vários concursos merecem atenção: “Égua Afilhada”, “Coudelarias”, “Cabra Serrana Ecotipo Ribatejano” e a “Especializada de Raças Portuguesas, organizada pelo Clube Português de Canicultura”.

PUB