PUB

A empresa de Animação Turística Almourol Land criada pelo empreendedor Jorge Escarameia, foi apresentada publicamente este sábado na Quinta de Turismo Rural Ribeiro Tanquinhos.

Este grupo de profissionais não baixa os braços, mesmo em tempo de confinamento avançaram com Startup Almourol Land. E está aí para oferecer inovação na animação turística na zona do Almourol, os seus principais valores são, o respeito pela vida, pelas pessoas e pelo meio ambiente, ética e transparência, superação e confiança, humildade, inovação e tem como slogan, “O importante é ser feliz”.

Marcaram presença José Janeiro, mentor e consultor financeiro, António Campos, Presidente da Nersant, Helena Caetano, representante da Startup Torres Novas, Miguel Homem, Presidente de Junta de Freguesia de Tancos, Antónia Coelho, historiadora.

José Janeiro, na sua intervenção apresentou em linhas gerais o caminho desenvolvido para implementação da empresa. Referindo-se que foi impulsionador da Almourol Land que agora começa com a fase dos serviços que requerem menos investimento e que posteriormente seguir-se-á a implementação de uma unidade móvel para desportos náuticos que será implementada em Tancos, serviço este destinado a três segmentos de mercado, as unidades hoteleiras, os habitantes regionais, os turistas visitantes da região e visitantes do Castelo de Almourol.

António Campos, presidente do NERSANT, com uma longa intervenção motivadora, felicitou toda a equipa pela iniciativa e mostrou todo o apoio para integrar a Almourol Land no programa Viver Tejo, marca patenteada pela NERSANT, indicando que já tentaram apoiar este tipo de iniciativas na região devido aos belíssimos recursos naturais envolventes. E desafiou o empresário para avançar com candidaturas aos programas existentes para estas iniciativas, reconhecendo ao mesmo tempo a necessidade de existência de um apoio especial às iniciativas destinadas ao Turismo.

Helena Caetano, felicitou Jorge Escarameia, referindo que o processo não tem sido fácil quanto à implementação, devido à impossibilidade de financiamento e a algumas burocracias que lhe foram criadas. Elogiou-o por este ser uma pessoa empenhada, dedicada, persistente e porque conseguiu fazer acontecer o que parecia ser quase já impossível. O facto de ele estar em part-time não lhe tem facilitado a realização de algumas tarefas. Ele chegou há uns meses à STARTUP com uma ideia e a instituição abraçou o projeto com todos os recursos que dispõe, ajudou-o no desenvolvimento da empresa devido à visão, valores e a toda a sua abrangência.

O Presidente da Junta de Freguesia de Tancos, Miguel Homem também esteve presente, juntamente com toda a equipa na Quinta e felicitou-o pela iniciativa, disponibilizando-se para dar todo o apoio à empresa por ser da Terra.

Antónia Coelho, responsável convidada para apoiar no que respeita ao conteúdo histórico e execução dos Áudio Guias para o Castelo de Almourol e atividades. Identificou os pontos de grande importância para a implementação deste produto no monumento, pelas particularidades e forma como poderá ser utilizada por visitantes invisuais e pela importância em se implementar um áudio destinado a crianças. A experiência diferenciadora de oferecer uma viagem inesquecível com áudio e conteúdo bem selecionado, capitaliza no entender da historiadora um regresso dos turistas.

A Almourol Land é constituída por uma equipa de profissionais com formação em diversas áreas, tendo como objetivo aproveitar os recursos naturais da zona envolvente do Almourol e elevar o seu potencial turístico.

A empresa atua em cinco áreas distintas de atividade:

  1. Ar: Experiências de para-quedismo e passeio de avião;
  2. Terra: Atividades pedestres e de orientação, caminhadas, btt, ciclo turismo, ginásio ao ar livre, jogos populares e tradicionais, experiências que permitem a descoberta do património, rotas temáticas (rota dos templários);
  3. Água: Passeio fluvial turístico no rio Tejo (em Tancos);
  4. Cultura: Organização de eventos musicais, teatros, workshops e implementação/venda de Áudio Guias para o Castelo de Almourol (uma aventura inesquecível em quatro línguas e com uma vertente para crianças);
  5. Web: Apresentação de workshops de entretimento, desenvolvimento pessoal e aulas online de bem-estar e lazer.

O Áudio Guia, que se apresenta sob a forma de um cartão, inserido num folheto descritivo com todos os seus serviços, terá como oferta um vale de desconto para utilizar com os nossos parceiros, cafés, hotéis, restaurantes da zona para fixar os turistas na região. Contém um QR Code exclusivo. O visitante apenas necessita de apontar o telefone para o QR Code, ou caso lhe seja mais conveniente inserir o código exposto no cartão, que o irá direcionar para a plataforma Áudio Guia. Toda a experiência acontecerá num formato de streaming. Podem desfrutar de uma verdadeira aventura e ficar a conhecer toda a história e lendas sem necessitar de ler todas essas informações. É o primeiro passo de um ambicioso projeto para a zona. O segundo passo engloba a implementação de uma unidade móvel no cais de Tancos para aluguer de equipamentos náuticos incluindo uma embarcação para servir refeições no rio, será destinado aos clientes das unidades hoteleiras, que terão livre transido na utilização dos equipamentos mediante contrato de prestação de serviços entre ambas as partes, o serviço estará também disponível para os habitantes da região e turistas. Aguarda de momento aprovação da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e viabilização da autarquia, para poder submeter o pedido de financiamento. Neste momento, já estão disponíveis o serviço de aulas online para as atividades de bem-estar e lazer, como Yoga, Tai Chi, Meditação, Treino Funcional e Hip Hop, tudo isto pelo valor de apenas 24,00€, logo que seja autorizado passaram a ser presenciais, mas sempre em simultâneo com o online.