PUB
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira períodos de precipitação intensa, com possibilidade de acumulação entre 10 a 15 litros por metro quadrado, por hora.
Face às condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil apela a cuidados redobrados por parte da população, alertando para cenários de risco como:
- Inundações em zonas urbanas, devido à acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de escoamento;
- Piso rodoviário escorregadio ou obstruído, por gelo ou lençóis de água;
- Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, com impacto em locais historicamente vulneráveis;
- Instabilização de vertentes e fenómenos geomorfológicos, associados à saturação dos solos;
- Queda de ramos ou árvores, com possível afetação de infraestruturas de comunicações e energia;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Cheias, potenciadas pelo transbordo de rios e ribeiras;
- Arrastamento de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis, que podem causar acidentes rodoviários ou atingir transeuntes.
A Proteção Civil sublinha que estas recomendações visam minimizar riscos e proteger pessoas e bens, apelando à vigilância e adoção de comportamentos preventivos durante o período crítico de mau tempo.





















