PUB

O novo espaço de Cowork dirigido aos funcionários públicos foi ontem, 11 de novembro, inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, numa cerimónia que contou, também, com o vice- presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Bruno Gomes e Miguel Pombeiro, secretário executivo da mesma.

O Cowork é a partilha do mesmo espaço físico, entre profissionais de diversas áreas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, dinamizando a criatividade, o networking e a inovação, criando sinergias entre profissionais de diferentes ramos de atividade, mantendo um ritmo de trabalho independente.

PUB

Para Jorge faria, este projeto da CIMT, que se está a desenvolver em dois polos, Tomar e Entroncamento, “é importante na medida em que estamos a proporcionar uma alternativa nestas novas forma de organização do trabalho a quem trabalha fora e o queira fazer aqui. Temos muitas pessoas a deslocar-se todos os dias para fora do Entroncamento e é expectável que com os novos passes ferroviários e rodoviários haja cada vez maior número de pessoas a residir na nossa região e a deslocar-se para fora da mesma, e têm aqui um espaço para quem não quiser estar em casa, estando em teletrabalho, com todas as condições para poder ultrapassar uma das limitações do teletrabalho que é a solidão.”

 

A criação deste Espaço irá facilitar a fixação e atração de pessoas e empresas, uma vez que servirá para reduzir a assimetria geográfica de ofertas profissionais, aumentar a coesão territorial, estimular, incentivar e apoiar o empreendedorismo no Concelho do Entroncamento e na própria Região do Médio Tejo.

O Espaço Cowork visa dotar o Concelho do Entroncamento de um espaço que dispõe de condições necessárias ao exercício de funções públicas na modalidade de teletrabalho, permitindo quer aos trabalhadores da administração pública quer aos organismos da administração pública optar por modos mais ágeis e flexíveis no desempenho do seu trabalho, potenciando a melhoria da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, criando novas dinâmicas laborais.

O espaço poderá ainda ser cedido a titulo ocasional e não recorrente a outros utilizadores, desde que haja espaço disponível e conta com 32 postos de trabalho em sala partilhada (open space) e ainda com duas salas de trabalho que permitirá aos utilizadores efetuarem reuniões num ambiente mais reservado.

As inscrições já se encontram abertas, e podem ser feitas através do formulário de candidatura disponível no site www.mediotejo.pt e envie para o email geral@cimt.pt.

O Espaço Cowork do Entroncamento resulta de uma candidatura a um aviso de concurso para a Capacitação da Administração Pública — Formação de trabalhadores e gestão do futuro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

PUB