Foto EOL
PUB

Esta terça-feira, dia 14 de janeiro, assinou-se um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Abraço de 4 Patas. Durante a assinatura do mesmo, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, não escondeu que vê esta relação com bons olhos. “Queremos ter um parceiro e queremos ter iniciativas em conjunto, porque é uma área complexa e com muitas exigências. Vemos com bons olhos a parceria com uma associação que queira fazer um trabalho nesta área, um trabalho dinâmico”, acrescentando ainda que, tanto a Câmara Municipal como a Dr. Joana, médica veterinária, estarão disponíveis para ajudar e apoiar sempre e no que for preciso.

O protocolo consiste no programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), destinado à população felina. “Isto é uma forma de ter as colónias de gatos, que existem na cidade, com crescimento controlado, devidamente tratadas, vacinadas e acompanhadas. Neste caso, pela associação Abraço de 4 Patas”, esclarece Ilda Joaquim, vice-presidente da Câmara Municipal.

A vice-presidente adita ainda que “depois dessa captura, de estarem esterilizados e serem devolvidos, tendencialmente irão para o local onde foram capturados. Se não for possível, deslocalizar-se-ão para outro lado que tenha condições.” Pelo que, neste sentido, contam já com dois programas CED no Entroncamento. Um desenvolvido nos Foros da Lameira, com colaboração de um morador local e o outro na zona norte da cidade, num terreno municipal, perto do parque do depósito da água.

Ilda Joaquim chama ainda à atenção da população em relação às ações de alimentação clandestinas. “As ações de alimentação clandestinas, que se fazem à noite, são totalmente desajustadas a esta política de acompanhamento dos felinos, porque não só alimentam os felinos, como fomentam a existência de pragas e a doença entre os animais. Nós estamos disponíveis para resolver o problema de uma forma séria e tecnicamente adequada, com todo o apoio da parte do município e da Dr. Joana, enquanto média veterinária municipal”.

Em representação da associação Abraço de 4 Patas, estava Susana Correia e Tiago Zacarias que agradeceram, ao município e à Dr. Joana, a oportunidade e a colaboração.

Lúcia Veríssimo