Bom dia
Passo então a esclarecer como dono da Escola de Condução Porto Alto, sediada nesta cidade do Entroncamento à 13 anos, sendo instrutor há 33 anos.
O meu esclarecimento vai direcionado para todos os Pais e Candidatos a condutor.
Desde o início de 2019 e um pouco antes, que as Escolas todas foram obrigadas a comprar uns aparelhos de monitorização das aulas práticas(condução), aparelhos esses que estão ligados à plataforma do IMT,
Nós adquirimos os referidos aparelhos e por opção inicial começamos a trabalhar com os mesmos até à data que se tornou oficialmente obrigatório para todas as Escolas, concretamente, setembro 2019 e assim continuamos.
Na cidade do Entroncamento como é do conhecimento geral existem além da nossa, mais duas Escolas de Condução, que estão a levar alunos a Exame de código sem que os candidatos tenham qualquer aula/hora de condução bem como levam os Candidatos sem terem também as 28 aulas de código obrigatórias.
A minha indignação é. Como permitem os Pais destes alunos tal acontecimento? Como permitem os próprios candidatos que tal aconteça?
A Formação imposta pelo IMT, hoje em dia, funciona da seguinte forma: O candidato tem que ter 28 aulas/horas de código e durante essas 28 tem que ter 16 de condução, só após esta formação pode pedir exame de código e após aprovação as restantes 16 de condução para efetuar o Exame de condução.
Eu tive um candidato que pediu transferência para Escola de Condução Do Entroncamento porque lá não os obrigavam a ir às aulas como nós, o mesmo acontecendo na também Escola de condução Carmona. Já denunciei estes acontecimentos ao IMT em Lisboa, porque não queremos que os nossos filhos sejam condutores sem formação. Um aluno/a que vá para a via publica conduzir nestes termos, não sabe como aplicar o código. Desses já existem muitos na via pública.
Não abdicamos de fazer o que a lei impõe, na nossa Escola, demora mais tempo para ir a exame? Naturalmente que sim, estamos a fazer o que a lei manda e não a fabricar condutores à pressa.
Desde já fico com minha consciência tranquila e espero que com este esclarecimento os Pais e os próprios Candidatos, perguntem primeiro como vai ser a vossa formação.
Luis Carvalho
Proprietário da Escola de Condução Porto Alto