Constância volta a associar‑se às Jornadas Europeias do Património, que este ano decorrem sob o tema “Reviver, resistir, reinventar”, com duas iniciativas marcadas para 19 de setembro em Santa Margarida da Coutada: um Passeio Pedestre Interpretativo e uma Récita pelo Coro dos Comuns.
A programação começa às 9h00, na Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida, com o passeio pedestre “Rota das Fontes de Santa Margarida”, um percurso de 7,5 km, de dificuldade fácil e duração prevista de 4 horas, que inclui recriação histórica ao longo do trajeto.
Pelas 17h00, o Parque Ambiental recebe a Récita pelo Coro dos Comuns, num cenário natural que volta a ser palco de atividades culturais integradas nas comemorações europeias.
As iniciativas são organizadas pelo Município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida. A participação no passeio é gratuita, mas requer inscrição obrigatória até 18 de setembro, através do email parqueambiental@cm-constancia.pt ou do telefone 249 736 929.
As Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, constituem o maior evento cultural participativo do continente, incentivando os cidadãos a valorizar o património, reforçar a memória coletiva e preservar a diversidade cultural para as gerações futuras.
















