João Nuno Batista alcançou este sábado, 29 de agosto, em Wehai, na China, o melhor resultado da sua carreira numa prova do circuito mundial de triatlo, ao terminar no 4.º lugar da 7.ª etapa do Campeonato do Mundo. O jovem atleta do Clube de Natação de Torres Novas, de apenas 20 anos, completou a distância olímpica em 1h41m41s, ficando a 16 segundos do pódio e a 33 segundos do vencedor, o suíço Max Studer. Com este desempenho, subiu 10 posições na classificação do mundial, ocupando agora o 17.º posto, e ascendeu à 16.ª entrada do ranking olímpico, reforçando o caminho rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Ao longo da prova, João Nuno manteve-se sempre integrado no numeroso grupo da frente no segmento de ciclismo e foi crescendo nos 10 quilómetros de corrida, ultrapassando vários dos principais candidatos ao pódio, entre eles o australiano Callum McClusky e o campeão mundial Matthew Hauser. Na última volta, ainda se aproximou rapidamente de Tyler Mislawchuk, entrando na luta direta pelo terceiro lugar, mas acabaria por cortar a meta em quarto.
“Este resultado significa muito, principalmente por ser o meu melhor de sempre numa WTCS. Senti-me bem e consegui competir de forma consistente. Há sempre coisas a melhorar, mas estou muito contente. Quero continuar a evoluir, ganhar experiência e manter este nível. O meu principal objetivo é estar nos próximos Jogos Olímpicos”, afirmou o triatleta no final da prova.

O atleta com o treinador Paulo Antunes, figura histórica do triatlo
Também presente esteve o belga Erwin Vanderplancke, igualmente atleta do Clube de Natação de Torres Novas, que terminou na 34.ª posição. A próxima etapa do mundial disputa-se a 13 de setembro, em Karlovy Vary, na Chéquia, antes da Grande Final de Pontevedra, Espanha, a 27 de setembro.


















