No âmbito do Concurso Municipal da Academia Faz Acontecer 2022, que decorreu no cineteatro da Chamusca, a jovem vencedora Laura Henriques, desfrutou de uma viagem de estudo com a Academia Faz Acontecer à ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, onde teve a oportunidade de conhecer pessoas empreendedoras na área da psicologia, da saúde e das terapias alternativas.
Aluna do curso de Ciências e Tecnologia no Agrupamento de Escolas da Chamusca, Laura Henriques, venceu o concurso com o projeto “Bem-Vindas Emoções”, reside na Chamusca e tem 17 anos de idade.
Durante a sua estadia na ilha Terceira a jovem estudante teve oportunidade de visitar alguns pontos especiais da ilha, conhecer pessoas inspiradoras e os seus projetos, assim como conhecer uma associação inovadora ligada à educação inclusiva nos Açores e à educação para a natureza.
Laura Henriques teve ainda oportunidade de assistir a uma sessão de intervenção com uma criança com atraso do desenvolvimento, analisar ferramentas de trabalho, o projeto empreendedor associado à área (com cursos, produtos lançados e parcerias com escolas), assim como conhecer uma equipa inspiradora de uma de clínica de psicologia, que respondeu a todas as curiosidades da jovem estudante que por sua vez falou sobre “a importância de estarmos alinhados com o nosso propósito e de trabalharmos para isso”.
De acordo com a Academia Faz Acontecer “Foram momentos muito enriquecedores! Estamos muito felizes com o resultado desta Viagem Empreendedora”.
Refira-se que o Concurso Municipal da Academia Faz Acontecer da Chamusca teve lugar no Cineteatro da Chamusca, onde foram apresentados os 12 projetos finalistas desenvolvidos por jovens do ensino secundário e profissional da Chamusca, nas áreas da comunicação, literatura, psicologia, música, empreendedorismo ou gestão de tempo e produtividade.
A Academia Faz Acontecer da Chamusca é um projeto de ensino “não formal”, totalmente gratuito, no qual os jovens do ensino secundário e do ensino profissional da Chamusca têm a oportunidade de desenvolver as suas competências pessoais e profissionais, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos, que os irão distinguir no futuro e preparar para o desafiante mundo dos adultos, simultaneamente apoiados para “fazer acontecer” o projeto que ambicionam – seja ele um negócio, um livro, uma ação de voluntariado ou uma volta ao mundo. Esta é uma oportunidade única para os jovens descobrirem o seu futuro, definirem um caminho, descobrirem e desenvolverem competências e fazerem acontecer tudo pelo seu melhor futuro.