PUB
Um leitor devidamente identificado enviou email dirigido ao Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento.
Sr. Presidente
PUB
Venho por este meio expor uma situação que se está a passar nos terrenos situados entre a zona Cidade Nova na zona sul da cidade e os limites do concelho, nomeadamente com a Quinta da Cardiga já no Concelho da Golegã.
- lembro-me bem, e as pessoas mais velhas desta cidade também, que o Entroncamento tinha dois acessos diretos ao Rio Tejo. Os ditos portões pequenos, (antigamente situados junto ao acesso ao IC3 de hoje – onde ainda existe uma ruína- antiga casa de guarda. e um segundo acesso pedonal e por viatura pelos ditos portões da Cardiga. Outros acessos havia e existem para viaturas, vindos da Golegã e VN Barquinha.
- Estes caminhos serviam dois objetivos fundamentais: a ligação com as pessoas da Quinta da Cardiga e São Caetano à cidade e para que as famílias do Entroncamento, pudessem ter contacto com o rio, para aí se banharem e pescarem nos seus tempos livres, entre outras ocupações.
- De referir que toda a zona sul já fez parte dos terrenos da Quinta da Cardiga, pelo que sempre houve uma forte ligação, ao rio, à quinta e aos terrenos da lezíria.
- conforme apresento em anexo, e registado nas cartas do exército, sempre houve um acesso entre o Entroncamento Sul e a Quinta da Cardiga, nomeadamente através do Casal do Conde que ligava diretamente aquilo que é hoje a zona da escola Ruy de Andrade aos portões da Cardiga. Aliás a CME deve ter documentos mais pormenorizados que comprovam o que digo.
- Os caminhos foram mudando de local para permitir a instalação de pivôs de rega, mas circundando a zona agrícola (ver foto do google earth que anexo) e permitindo o acesso a quem quer passear, fazer desporto a pé ou de BTT, passear os seus animais, ou usufruindo da natureza e outros hábitos agrícolas.
- Recentemente foram destruídos os caminhos que restavam da antiga ligação. Com a destruição destes caminhos, (julgo que já públicos devido ao continuo uso pelas populações, ao longo de dezenas de anos) o concelho do Entroncamento deixa de ter acesso a pé ou de BTT ao rio e á Quinta, sem ter que ir pela perigosíssima estrada nacional. O acesso passará a ser exclusivamente auto e feito pelo Pedregoso no concelho de VN Barquinha ou através de São Caetano no Concelho da Golegã, já que os portões da Quinta da Cardiga foram encerrados também às viaturas permitindo apenas acesso pedonal e BTT.
- Pelo que vejo, em trabalhos prévios, o terreno poderá vir a ser vedado, impossibilitando assim o usufruto dos caminhos: Cidade Nova- portões da Cardiga; Cidade Nova/cemitério – Nova Etar e Vendas – Portões da quinta da Cardiga.
- Existe grande descontentamento da população desta zona do Concelho.
- O assunto é suscetível de participação ao Ministério Público, se a ligação não for reposta.
- Apelo ao sr. presidente para que possa ter uma intervenção junto dos novos proprietários e fazer o esclarecimento que se impõe, para não ficarmos privados do acesso á Lezíria e ao Rio.
Grato pela atenção e disponível para outras informações, fico a aguardar seu comentário.
Atenciosamente
(Leitor identificado)
PUB