PUB

A Guarda Nacional Republicana divulgou os dados provisórios da Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, referentes ao período compreendido entre as 00h00 de 18 de dezembro e as 23h59 de 27 de dezembro. Durante estes dez dias, os militares da GNR intensificaram a fiscalização rodoviária, o patrulhamento e o apoio aos condutores, com o objetivo de garantir deslocações seguras nesta época festiva.

No total, foram fiscalizados 75 653 condutores, dos quais 565 apresentavam excesso de álcool. Entre estes, 323 foram detidos por conduzirem com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. A GNR deteve ainda 111 pessoas por falta de habilitação legal para conduzir. No mesmo período, foram registadas 11 691 contraordenações, com destaque para infrações por excesso de velocidade, condução sob efeito de álcool, uso indevido do telemóvel, falta de cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, ausência de inspeção periódica obrigatória e falta de seguro.

PUB

A sinistralidade rodoviária continua a ser motivo de preocupação. A GNR contabilizou 2 170 acidentes, dos quais resultaram 10 vítimas mortais, 49 feridos graves e 556 feridos ligeiros. Os acidentes mortais ocorreram em vários pontos do país e envolveram diferentes tipos de situações, desde colisões a despistes e atropelamentos. Entre as ocorrências mais graves estão um acidente em Runa, Torres Vedras, que vitimou um motociclista de 34 anos; um despiste em Couço, Coruche, que provocou a morte de um jovem de 23 anos; outro despiste em Garvão, Ourique, que vitimou um homem de 39 anos; e dois atropelamentos mortais registados em Alcobaça e Lousada, envolvendo vítimas de 81 e 88 anos. Houve ainda colisões fatais em Oliveira do Bairro, Alcobaça e Marco de Canaveses, bem como um despiste na A1, em Minde, Alcanena, que provocou a morte de um homem de 54 anos.

A GNR sublinha que, ao longo da operação, continuará a dar prioridade à fiscalização de comportamentos de risco, como a condução sob influência de álcool ou drogas, o excesso de velocidade, o uso indevido do telemóvel, a falta de cinto de segurança, a ausência de inspeção obrigatória e o incumprimento das regras de ultrapassagem e cedência de passagem.

Para informações atualizadas sobre trânsito, congestionamentos e alternativas de circulação, os condutores podem contactar o Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional da GNR, disponível 24 horas por dia, através do número 213 217 000.

PUB