PUB

O principal suspeito do homicídio do físico português Nuno Loureiro, professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e do tiroteio na Universidade Brown, nos Estados Unidos, é Cláudio Manuel Neves Valente, de 48 anos, natural de Torres Novas. O suspeito foi encontrado morto esta quinta‑feira numa unidade de armazenamento em Salem, no estado de New Hampshire.

As autoridades norte‑americanas confirmaram que Cláudio Neves Valente, que tinha autorização de residência permanente nos EUA, era o único suspeito dos dois crimes. “O indivíduo foi identificado como Cláudio Manuel Neves Valente, de 48 anos. Foi aluno da Universidade Brown, tem nacionalidade portuguesa e a última morada conhecida era em Miami”, afirmou um porta‑voz da polícia de Rhode Island.

PUB

Ataque em Brown e homicídio em Brookline

O ataque no campus da Universidade Brown ocorreu no sábado e provocou duas mortes e nove feridos. Segundo a polícia, não há indicação de que o suspeito conhecesse as vítimas do tiroteio.

A investigação avançou depois de uma pessoa com informação relevante se ter apresentado voluntariamente às autoridades, na sequência da divulgação de imagens do suspeito.

A principal ligação entre os dois crimes foi feita através de uma viatura alugada em Boston por Cláudio Neves Valente. O carro foi captado por câmaras de videovigilância perto do campus universitário nos dias anteriores ao ataque e, mais tarde, nas imediações da residência de Nuno Loureiro, em Brookline. No interior do veículo, os investigadores encontraram elementos compatíveis com o que foi recolhido no local do tiroteio.

Após o ataque em Brown, o suspeito conseguiu escapar durante vários dias, tendo trocado as matrículas da viatura por placas de diferentes estados norte‑americanos.

Na segunda‑feira à noite, já em Brookline, matou a tiro Nuno Loureiro, de 47 anos, no apartamento onde este residia. A vítima morreu no hospital na madrugada de terça‑feira.

Suspeito encontrado morto

Cláudio Neves Valente foi encontrado morto na madrugada de quinta‑feira dentro de uma unidade de armazenamento que tinha alugado em Salem. O chefe da polícia de Providence confirmou que o suspeito morreu devido a um ferimento de bala autoinfligido e que, segundo a investigação, terá agido sozinho. No local foram encontradas uma mochila e duas armas de fogo.

As motivações permanecem por esclarecer.

Quem era Cláudio Neves Valente

Natural de Torres Novas, Cláudio Neves estudou no Instituto Superior Técnico, onde foi monitor até fevereiro de 2000. Em seguida mudou‑se para os Estados Unidos.

Entre 2000 e 2001 frequentou a Universidade Brown, onde foi admitido num mestrado em Física, tendo pedido licença em 2001 e anulado a matrícula em 2003. Entrou no país com visto de estudante e obteve o green card em 2017.

Era considerado bom aluno e participou nas Olimpíadas de Física enquanto estudava na Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas.

As vítimas

Nuno Loureiro era um físico de renome internacional na área da fusão nuclear. Professor no MIT desde 2016, foi nomeado em 2024 diretor do Centro de Ciência do Plasma e Fusão.

As vítimas mortais do ataque na Universidade Brown foram Ella Cook, estudante do Alabama, e Mukhammad‑Aziz Umurzokov, de nacionalidade uzbeque. Cook era vice‑presidente do núcleo dos College Republicans e Umurzokov pretendia seguir Neurocirurgia.

Redação

PUB