Foto EOL arquivo

O Museu Nacional Ferroviário assinala o sétimo Aniversário e o Dia Internacional dos Museus, com um programa diversificado e acessível, com entrada gratuita.

A celebração do Dia Internacional dos Museus realiza-se desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. A cada ano esta data comemorativa evoca um tema diferente procurando refletir sobre questões relevantes para os museus e para a sociedade, sendo o mote deste ano “O Poder dos Museus”.

PUB

Desde a sua inauguração em 18 de maio de 2015, que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data, procurando através de várias atividades culturais reforçar os laços com a sociedade e com a comunidade envolvente. Este ano, e dando continuidade à questão da acessibilidade, o Museu procura evidenciar o poder de juntar, congregar, reunir as pessoas, as famílias.

A comemoração desta data tem início no dia 18 de maio com a inauguração da exposição Rails do Progresso, a abertura de novos espaços e a incorporação de novas peças na exposição permanente do Museu. Durante o dia às 10h30 e 14h30, serão realizadas duas visitas guiadas, através das quais ficará a conhecer desde as peças mais pequenas às carruagens e vagões, passando pelas fantásticas locomotivas a vapor.

No fim de semana, 21 e 22 de maio o Museu Nacional Ferroviário propõe um Piquenique Ferroviário, sugerindo que reúna a família e amigos e que traga o farnel. Estenda a manta no  relvado ou usufrua das Carruagens Restaurante e aproveite para desfrutar o dia em boa companhia.

Durante o dia 21, sábado, o Museu tem em funcionamento o Simulador de Condução Ferroviária, às 11h00 uma Oficina para Crianças e às 16h30 a atuação da banda The Ziguais, seguido dos Parabéns ao Museu! com bolo de aniversário.

No domingo, dia 22 de maio, o Museu Nacional Ferroviário inicia o dia com a Visita Tátil para quem quer conhecer mais de perto algumas peças da coleção, seguida de mais uma Oficina para Crianças às 11h00, e pelas 15h00 o Museu Ferroviário leva-lo a visitar os bastidores das Oficinas de Conservação e Restauro.

As atividades são gratuitas, mas com inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt ou através do telefone 249 130 382 e contam com interpretação em LGP.

Durante os três dias a entrada no Museu é gratuita e o Minicomboio estará em funcionamento.

PUB