Não foi fácil. Na verdade foi praticamente impossível escolher o melhor dos restaurantes aderentes ao primeiro Concurso de Peixe do Rio. Uma iniciativa, a mostra, da responsabilidade da autarquia, a que se juntou o Entroncamento Online (EOL).
A Barquinha é fértil nas tradições gastronómicas do peixe do rio. O júri, composto por Paulo Passos (designer), Pérsio Basso (responsável pela comunicação da autarquia), e Ricardo Alves, diretor do EOL, visitou os quatro restaurantes aderentes ao concurso com um regulamento bem definido, entregue a cada um dos restaurantes.
Aquando da classificação, tornou-se óbvio que seria muito difícil ao júri escolher um vencedor. Cada um acabou por ser vencedor devido às suas características e qualidades. No fim, sem hesitação, o júri confirmou a vitalidade, querer, imaginação e empreendedorismo de cada restaurante. Uma decisão salomónica mas que reflete a enorme qualidade gastronómica do concelho.
A vereadora Marina Honório associou-se à inciativa e entregou o prémio ao Restaurante Ribeirinho
Esta manhã, 12 de julho, o vereador da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Manuel Mourato, acompanhado por Pérsio Basso e Ricardo Alves, deslocaram-se a cada um dos restaurantes para distinguir quem tanto faz pela gastronomia e turismo do concelho.
Tendo sido a primeira edição, quer da mostra, quer do concurso, os proprietários tiverem muitas sugestões a dar, algo que não passou ao lado do vereador Mourato e que deverá ter consequências na edição de 2025.
Assim, os prémios atribuídos foram os seguintes:
Restaurante Almourol: Inovação e equilíbrio
Restaurante Stop (Atalaia): Tradição e saber
Restaurante Trindade: Revelação e frescura
Restaurante Ribeirinho: Diversidade e qualidade
A iniciativa levou muitos comensais ao concelho da Barquinha. O Concurso acabou por divulgar ainda mais os restaurantes aderentes.
A Barquinha, como outros concelhos limítrofes, e não só, é um tesouro gastronómico já revelado para muitos mas que ainda espera a descoberta por muitos outros. Para o EOL é um prazer e responsabilidade fazer parte da iniciativa.
Apesar de a edição de 2025 estar longe, os restaurantes aderentes à 1.ª edição da Mostra do Peixe do Rio mantém a qualidade o ano todo. Parabéns aos que todos os dias tentam (e conseguem) maravilhar os seus fregueses.
Texto: Ricardo Alves
Fotos Pérsio Basso