A edição de 2024 de “À Mesa com Azeite” vai contar com oito restaurantes aderentes e durante um mês, vão dar o azeite a provar como entrada e servirão pratos como Petingas no forno, Polvo à Lagareiro, Sopa de couve e muitas outras receitas que têm no azeite um denominador comum.
A mostra gastronómica foi criada em 1999 com o objetivo de diversificar a oferta turística, como complemento de visitação aos muitos atrativos, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história do concelho.
Desde há séculos presentes na paisagem destas terras, as oliveiras e os seus frutos negros integram desde sempre a heráldica do Município, fator demonstrativo da sua importância na economia local.
A iniciativa da Câmara Municipal pretende realçar a importância do produto neste território, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.
A degustação do azeite à mesa é a melhor forma de preservar esta memória. Durante um mês, os restaurantes aderentes dão o azeite a provar como entrada e servem pratos como Petingas no forno, Polvo à Lagareiro, Sopa de couve e muitas outras receitas que têm no azeite um denominador comum.
A autarquia quer também divulgar este produto saudável e característico da dieta mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Os restaurantes aderentes são o Almourol, Café Estrela, Loreto, Stop, O Remo, Trindade, Ribeirinho e Tasquinha da Adélia.
No dia 7 de dezembro, pelas 15h00 há lugar a uma visita guiada ao Lagar do Casalinho, com transporte em autocarro desde o Centro Cultural da vila. As inscrições podem ser feitas através do e-mail turismo@cm-vnbarquinha.pt ou do número 249720358.