Decorreu de 1 a 4 de agosto 2019, nas Piscinas Olímpicas do Funchal (50m) os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal e Open de Portugal.

Para participar nestes campeonatos era necessário cumprir com os critérios de admissão nas distâncias e técnicas da respetiva categoria, entre 26 de julho de 2018 e 21 de Julho de 2019.

Estiveram presentes 728 nadadores (399 masculinos e 329 femininos) em representação de 109 Clubes.

O CNTejo, orientado pelo técnico Nuno Afonso, esteve presente com a Júnior Carolina Carpinteiro (100/200 Bruços, 100/200 Mariposa e 100/ 200 Livres).

O objetivo de estar presente nos campeonatos Nacionais, onde só estão os melhores de Portugal, há muito que tinha sido alcançado.

Apesar de os principais objetivos da Carolina/CNTejo não terem sido alcançados o saldo deste campeonato pode ser visto como mais uma etapa de crescimento visto que também se aprende com as coisas menos boas. No entanto, ainda esteve presente em duas finais B (200B e 100M).

Mas estes resultados não apagam a excelente época desportiva que realizou quer ao nível distrital, onde foram poucas as vezes que não alcançou o primeiro lugar, quer nos meetings internacionais como nos dois campeonatos nacionais realizados; a sua evolução foi espetacular!

Finalmente, a Direção do CN Tejo deixou “um agradecimento especial à Câmara Municipal e Freguesia de Vila Nova da Barquinha, Caixa de Crédito Agrícola, que têm tido e podem ainda ter um papel muito importante no crescimento do clube”.