O concelho de Vila Nova da Barquinha e a escola D. Maria II receberam o primeiro congresso durante uma semana com estudantes e professores da Bélgica, Itália, Letónia, Espanha e Portugal.

Estiveram presentes neste Congresso Internacional de Geologia, além dos alunos portugueses e estrangeiros, professores, um arqueólogo, geologistas e jornalistas e esteve aberto ao público em geral.

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No âmbito do projeto “Science is all around” e através do intercâmbio de alunos e professores, discutiram sobre diferentes aspetos da ciência, organizando reuniões científicas em 5 escolas: Bélgica (Biologia), Itália (Ambiente), Letónia (Química), Portugal (Geologia) e Espanha (Física). A escola D. Maria II em Vila Nova da Barquinha foi a primeira a dar forma a esta iniciativa, que decorreu de 20 a 24 de janeiro de 2020.

dia 1 -19/jan/2020 Famílias da escola D. Maria II acolhem estudantes Erasmus

Os alunos da Bélgica, Letónia e Itália foram recebidos de uma forma calorosa junto à escola. Após breves momentos de apresentações os alunos seguiram para o conforto das casa dos anfitriões. Enquanto isso, os professores da Bélgica, Letónia e Itália, juntamente com o professor coordenador Vasco Lourenço e o diretor Paulo Tavares e ainda dois alunos italianos foram repor as energias ao restaurante Tasquinha da Adélia.

dia 2 -20/jan/2020 Hospitalidade

Logo pela manhã, assistimos à cerimónia de boas-vindas e apresentação de todos os 23 alunos e 8 professores estrangeiros e dos 6 respetivos alunos portugueses selecionados para a mobilidade à Bélgica.

De seguida o grupo deslocou-se ao CIEC onde tomaram conhecimento do espaço escolar bem como realizaram algumas atividades interativas. Pelas 11h regressaram à Escola D. Maria II e fizeram um tour pela escola, visitando laboratórios, biblioteca (espaço inexistente nas escolas que acolhemos) interagiram com turmas, assistiram a atividades vulcânicas e por fim foram almoçar na cantina.

De seguida procedeu-se à abertura do congresso internacional de geologia no auditório com a presença do Presidente da Câmara e realização das atividades experimentais.

dia 3 -21/jan/2020 Uma beleza extraordinária, muito obrigado

No Carsoscópio, no Centro Ciência Viva do Alviela, realizaram visitas às exposições interativas, visitaram a nascente dos Olhos d’Água e passearam por vários locais de interesse geológico no Parque Natural da Serra de Aire.

dia 4 -22/jan/2020 A importância das Geociências para a sociedade moderna

A excitação pela manhã previa uma experiência marcante para este grande dia. Hoje os alunos foram presenteados com uma gruta espetacular – o Algar do Pena.

Após esta visita, a melhor forma de continuar a nossa jornada foi fazer uma pausa para o almoço reconfortante e repor energias num restaurante na Videla. De seguida visitamos o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, com cerca de 175 milhões de anos.

Pelo meio da tarde, fomos muito carinhosamente recebidos na pedreira Filstone, que se dedica à exportação de rochas ornamentais.

Já o dia ia longo, e não podíamos deixar passar ali ao lado o Santuário de Fátima, que os nossos colegas estrangeiros tão ansiosamente desejavam conhecer.

dia 5 -23/jan/2020 Um pouco de cultura

Este quinto dia de atividades teve início com uma palestra com a Professora Amélia Dionísio, cuja abordagem central foi novamente a importância da geologia na sociedade, a par de atividades experimentais com os alunos.

A seguir ao almoço viajámos até ao Convento de Cristo, que foi muito do agrado dos professores estrangeiros.

Já no final do dia os alunos ainda ficaram a conhecer o Instituto Politécnico de Tomar, os seus cursos e os laboratórios.

No jantar de despedida, pais, professores e alunos cantaram, foram brindados com a voz da fadista Rita Inácio, ouviram o hino da Europa, dançaram… viveram-se momentos intensos!

dia 6 -24/jan/2020 A saudade

O último dia de atividades começou com uma visita ao Castelo de Almourol e ao CITA. Pelas 12:30h aproximava-se a hora da despedida através da cerimónia de encerramento com a entrega dos certificados de participação e outras lembranças.

Entre abraços e lágrimas entre os alunos, estava instalada uma desordem emocional. Ficaram as fortes emoções, como a saudade, que os portugueses tentaram explicar ao grupo.

Para além das trocas de experiência na área da ciência, este projeto Erasmus+ pretende, também subtilmente, consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade através de experiências e atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros.

A organização e execução deste Congresso Internacional de Geologia foi uma árdua tarefa, tendo sido a nossa primeira experiência na escola ao nível da organização deste tipo de evento. As atividades foram muito enriquecedoras e contribuíram para a formação dos alunos, enquanto os professores estrangeiros mostraram uma enorme satisfação e consideraram a organização excecional. Concluímos todas as atividades propostas no projeto, mas o trabalho continua até 2021. Os parceiros partiram com uma enorme satisfação e alegria, deixando mensagens de parabéns pelo sucesso alcançado. Momentos inesquecíveis que ficarão para sempre na nossa memória!

Vasco Lourenço

 

 

 

 

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