Os atletas da Escola de Triatlo do Sport Lisboa e Benfica, Beatriz Pinto (1ª), Francisco Protásio (2º) e Gabriel Santos (3º) colocaram-se nos lugares apurados para representar Portugal no Campeonato da Europa Jovem – competição que se irá disputar na Turquia, já no próximo mês de outubro.

Beatriz Pinto liderou de ponta a ponta a competição feminina, isolando-se logo na saída da natação, e vencendo com autoridade. Catarina Moutinho realizou também ela uma grande prova e foi a segunda atleta a entrar no parque de transição para a corrida final, onde perdeu, porém, alguns lugares, sendo quinta classificada.

Em masculinos, Gabriel Santos e Francisco Protásio estiveram em claro destaque, liderando a prova desde a saída da água, sendo apenas ultrapassados por um atleta no segmento de atletismo final.

Gabriel Santos foi o primeiro a sair da água, com uma distância de escassos segundos para o seu colega de equipa Francisco Protásio, pelo que ambos trabalharam no segmento de ciclismo para aumentar a distância aos seus perseguidores, em que apenas Diogo Tomé e Rodrigo Rodrigues conseguiram impor um ritmo suficiente para não aumentar em muito esta diferença. Com um avanço de cerca de 15 segundos para o duo perseguidor, os atletas do Sport Lisboa e Benfica não conseguiram, porém, fazer frente ao ritmo demolidor de Rodrigo Rodrigues que venceu.

Fica, no entanto, um registo fantástico para Gabriel Santos e Francisco Protásio, ambos cadetes de primeiro ano, que se colocam assim nos selecionáveis para pela primeira vez representarem Portugal em competições internacionais.

Vasco Teló e Pedro Carvalho realizaram também boas provas, e foram 14º e 16º respetivamente.