Foto EOL
PUB

Foi inaugurada esta quinta-feira, dia 3 de outubro, a 34.ª Feira Nacional dos Frutos Secos, na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras. A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira; com o Presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado; Presidentes das Juntas de Freguesia e Vereadores do executivo.

A Feira, já tão conhecida por todos, está patente até ao próximo dia 6 e, no dia do seu encerramento, contará com a presença do programa da TVI “Somos Portugal”.

PUB

Numa feira onde reina a tradição, embora uns sejam “da casa”, muitos são aqueles que se deslocaram, de vários pontos do país, até à cidade de Torres Novas, trazendo consigo aquilo que de melhor têm para vender. Assim, é aqui que “está representada a gastronomia torrejana e a gastronomia nacional. Estão aqui também muitos artesãos que mostram as maravilhas que sabem fazer. Estamos numa festa tão simples, quanto importante e necessária para o nosso concelho”, diz-nos Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, no discurso de inauguração.

Não há como negar que os frutos secos são parte integrante da tradição e da história de todos aqueles que vêem este cantinho do Ribatejo como casa. E se para cada tradição há uma história e uma origem, a Feira dos Frutos Secos não é excepção.

Foi com emoção que o Presidente da Câmara, torrejano de gema, recordou a origem da feira que existe há já trinta e quatro anos no lugar que o viu crescer. “Todos os dias via nas ruas da então vila, hoje cidade, carroças e camionetes carregadas com os figos e com os frutos secos. Enchiam as nossas ruas com o cheiro típico que quem passou por essa fase, certamente ainda consegue lembrar e consegue cheirar o labor que havia naquela altura e que criava riqueza em todas as freguesias do nosso concelho. Através de um grupo muito informal, entenderam importante fazer a primeira feira dos frutos secos. Não aqui, mas junto ao parque subterrâneo, antigamente campo de futebol, antigamente designado quintal de Zé Maria. Foi aí que nasceu a primeira feira dos frutos secos e a partir daí nunca mais parou”, acrescentado ainda que “calhou-nos ter um figo único, que é o figo preto. É mais doce, é incaracterístico. (…) É um produto que é diferente, não há nenhum figo igual.”

O objetivo principal passa sobretudo por não deixar acabar uma tradição que está há tantos anos agregada aos frutos secos. “Quem quiser palha de Abrantes, vai a Abrantes. Quem quiser frutos secos, vem aqui hoje e durante estes dias à feira de Torres Novas. Significa isto que cada um dos municípios tem algo que é autêntico e particular, que nós queremos continuar a promover”, reforça Pedro Machado, Presidente da Região de Turismo Centro.

A Feira conta ainda com um programa diversificado, cheio de música e animação que contou logo na primeira noite com Nuno Barroso & Nuno Norte na Praça dos Claras.

4 OUTUBRO . SEXTA
21h30 | Serafim, contador de histórias . Praça dos Claras . stand-up comedy
22h30 | Telmo Miranda Praça dos Claras . música

5 OUTUBRO . SÁBADO
Tarde | Ceirões, passas e barrões animação de rua
Tarde | Bandinha Mirense animação de rua . música
Tarde | Magia de proximidade com André Lopes . animação de rua . magia
Tarde | Orquestra Improvável animação de rua . música
21h30 | Supimpa Praça dos Claras . magia, mentalismo e comédia
22h30 | Xambra Praça dos Claras . música

6 OUTUBRO . DOMINGO
09h00 | Caminhada Rota dos Frutos Secos e do Bolo de Cabeça . concentração: Piscinas Municipais, distância: aprox. 10km, inscrição: 2€ (Piscinas, juntas de freguesia e no próprio dia no local da concentração)
Todo o dia | Programa Somos Portugal (TVI) Praça 5 de Outubro
Tarde | Ceirões, passas e barrões . animação de rua
Tarde | Magia de proximidade com André Lopes . animação de rua . magia
20h00 | Ricardo Co(m) Vida Ana Rosado . música

HORÁRIO
Praça 5 de Outubro
3 OUTUBRO 18h às 24h
4 OUTUBRO 18h às 24h
5 OUTUBRO 11h às 24h
6 OUTUBRO 11h às 22h

Praça dos Claras
3 OUTUBRO 18h às 24h
4 OUTUBRO 18h às 02h
5 OUTUBRO 12h às 02h
6 OUTUBRO 12h às 22h

Lúcia Veríssimo

 

PUB