PUB

No próximo dia 11 de junho, entre as 10h00 e as 12h00, o Município de Torres Novas, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, irá assinalar o Dia Internacional do Brincar, através da dinamização de atividades nos vários estabelecimentos de educação e ensino.

A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância do brincar livre, espontâneo e inclusivo, promovendo a criatividade, a imaginação, a partilha, a inovação e o desenvolvimento das competências cognitivas, físicas, sociais e emocionais das crianças.

PUB

Os estabelecimentos de educação e ensino participantes são: Centro Escolar de Olaia e Paço, Centro Escolar Visconde de São Gião, Jardim de Infância de Tufeiras, Centro Escolar da Meia Via, Centro Escolar de Riachos, Centro Escolar de Santa Maria, Centro Escolar Serra d’Aire e Centro Escolar de Assentis e Chancelaria.

Durante a manhã, as crianças serão convidadas a participar em diferentes atividades lúdicas e recreativas, privilegiando momentos de brincadeira livre, com supervisão de adultos e apoio de técnicos municipais.

O Dia Internacional do Brincar foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução n.º 78/268, adotada na Assembleia Geral de 25 de março de 2024, reconhecendo o brincar como um direito fundamental da criança e um elemento essencial para o seu desenvolvimento saudável e bem-estar.

Em 2025, esta iniciativa mobilizou cerca de 290 mil crianças, em 98 cidades de 7 países, no âmbito da Associação Internacional das Cidades Educadoras, prevendo-se que, em 2026, estes números sejam ultrapassados.

PUB