A tomarense Patrícia Sampaio voltou a brilhar no panorama internacional do judo ao conquistar a medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo, que decorrem em Budapeste, Hungria. A judoca portuguesa, da categoria -78 kg, alcançou a sua primeira medalha neste torneio, tornando-se também a única atleta lusa a subir ao pódio nesta edição do Mundial.
Na luta pelo bronze, disputada esta quarta-feira na László Papp Arena, Sampaio venceu a chinesa Zhenzhao Ma por ippon, depois de ter sido travada na meia-final pela alemã Anna Monta Olek. Ao longo da competição, somou quatro vitórias e apenas uma derrota, derrotando anteriormente a croata Petrunjela Pavic (yuko), a sul-coreana Minju Kim (dois yuko) e a brasileira Karol Gimenes (yuko no prolongamento).
Com este resultado, a atleta de Tomar – bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e campeã europeia em título – assinala mais um marco na sua carreira, somando agora o melhor resultado português nesta edição do Mundial e contribuindo para o total de 15 medalhas portuguesas em Mundiais seniores (dois ouros, cinco pratas e oito bronzes), desde a estreia no pódio em 1995, por Filipa Cavalleri.
Apesar da conquista, Patrícia confessou que esta foi uma prova “mais contida”, marcada por maior ansiedade e vitórias menos expressivas. “Isto não pode ser… ou pode, mas é difícil ser top ‘ippons’ em todas as competições. Às vezes vai com a beleza, outras vezes vai na raça”, afirmou.
Visivelmente emocionada, dedicou a medalha à avó recentemente falecida, a quem desejava oferecer o ouro. “Foi uma promessa que eu tinha feito à minha avó, mas vou ter mais mundiais e vou continuar a lutar para ser campeã do mundo. Esta medalha é dedicada a ela, mas também a todos os que me apoiam. Ali dentro do tapete sou só eu, mas há uma rede de apoio muito grande à minha volta”, destacou, referindo-se também ao seu treinador Marco Morais, a quem chamou de “segundo pai”.
Além de Sampaio, Portugal esteve representado em Budapeste por Catarina Costa (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg), ambos eliminados no primeiro combate, Jorge Fonseca (-100 kg), afastado ao segundo, João Fernando (-81 kg), que terminou em nono lugar, e Otari Kvantidze (-73 kg), que alcançou o sétimo posto.