Foi inaugurada esta sexta-feira, no Complexo Cultural da Levada de Tomar a Exposição “Sítios da Pedra”, “uma viagem pelo mundo da pedra através da escultura, pintura e fotografia que, envolvida neste espaço monumental, eleva Tomar na sua essência cultural”.
“Quando se pensa na noção de sítio não do modo mais genérico, mas como um espaço por excelência, associado a uma forte carga simbólica, Tomar surge naturalmente como um dos sítios em que os portugueses se revêm e que, para gente do mundo inteiro, recebe com frequência o epíteto de lugar mágico.
Possivelmente, a maior parte destes não associam Tomar à ideia de pedra. Porque o rio é uma marca fortíssima na paisagem, porque o verde é exuberante, porque o centro histórico não tem o peso das cidades graníticas e nas fachadas resplende ainda a memória da cal e do ocre.
Porém, se o nosso olhar se concentrar um pouco, percebemos que a pedra é o âmago desta urbe: está omnipresente nas cantarias e em especial nas tão nossas janelas de canto. Forra o nosso chão, onde aflora se o levantamos, em memórias de passados milenares. E é o corpo do nosso monumento – o castelo, o convento, mas também a sinagoga, as igrejas e este complexo cultural que foi industrial ainda antes da implementação desse conceito, escreve Filipa Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Tomar.
pode ser visitada de quarta a sexta-feira das 14 às 17 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, até 27 de Dezembro, com entrada pela Moagem. A entrada é livre, apenas condicionada às regras sanitárias em vigor.
A visitar de quarta a sexta-feira das 14 às 17 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, até 27 de Dezembro, com entrada pela Moagem. A entrada é livre, apenas condicionada às regras sanitárias em vigor.
Escultura
Abílio Febra, Adália Alberto, Beatriz Cunha, Diogo Rosa, Filipe Curado, João Sotero, Mário Lopes, Moisés Paulo, Ntaluma Makonde, Pedro Fazenda, Elsa Gonçalves, Ricardo Gigante, sandra Borges, Stefano Baccari, Thierry Ferreira.
Desenho
Becerra Vitorino, Carmem Ferreira, Engrácia Cardoso, Luís Gomes, Inês Mourato.
Fotografia
António Delicado, Arlindo Homem, Becerra Vitorino, Carlos Silva, Carmem Vitorino, David Ligeiro, Diogo Rosa, Joaquim Santos, José Matias, Paulo Ferreira
Cantaria
Carlos Dinis Ribeiro, Luís Rodrigo.