Apresentação pública do Hino do Agrupamento, da autoria dos alunos Diogo Leitão e Francisco Bastos (letra) e pela professora Nataliya Dyka (música), cantado no Concurso de Talentos pela Direção do Agrupamento, pelas alunas do 12º ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial, pelas docentes Antónia Lemos, Filomena Marques e Helena Graça e pelas assistentes Glória Pereira, Helena Lopes e Piedade Almeida (Foto Acácio Luz)

Dia 5 de abril, último dia de aulas do 2º período. Mais uma edição, a quarta, do Concurso de Talentos, a culminar da Semana do Agrupamento. Foram 23 os concorrentes apurados nas eliminatórias, realizadas em todas as escolas, pertencentes a todos os ciclos de ensino e nas mais diversas modalidades, com destaque para o canto e a dança, habitualmente as mais concorridas.

A mascote selecionada, da autoria da aluna Tatiana Alexandre Russo (Foto Acácio Luz)

A Diretora do Agrupamento, Prof.ª Filomena Pereira, como habitualmente, abriu o evento com palavras de agradecimento aos docentes e funcionários que contribuíram para a realização do Concurso, bem como aos alun

os que nele participaram, dando a conhecer à comunidade educativa os seus talentos.

Depois da prestação dos concorrentes, e antes da divulgação dos vencedores, os alunos da disciplina de Oficina de Artes do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, orientados pela Prof.ª Magda Mourato, subiram ao palco para receberem um diploma de participação no concurso “Uma Mascote para a CPCJ”, que resultou da parceria entre esta entidade e o Agrupamento. O prémio foi patrocinado pela Câmara Municipal, que foi entregue pelo Presidente Jorge Faria. A aluna Tatiana Sofia Russo Alexandre foi a autora da mascote vencedora, que passará a ser, doravante, o símbolo da CPCJ da cidade. Todos os alunos receberam ainda um porta-chaves com a mascote vencedora feito na impressora 3D pelo Agrupamento.

Em seguida, foram também divulgados os trabalhos distinguidos na Exposição patente na Escola Secundária, subordinada ao tema “O Entroncamento, o Tempo, o Espaço e as Gentes”, que apresenta trabalhos resultantes dos Domínios de Articulação Curricular, implementados este ano letivo nos primeiros anos de cada ciclo de ensino. A apresentação dos trabalhos distinguidos pelo júri esteve a cargo dos alunos representantes das turmas.

Foto Acácio Luz

Mas haveria ainda uma surpresa, que foi a apresentação do Hino do Agrupamento, recentemente selecionado na sequência de concurso promovido pelo Agrupamento, dando conclusão a um desígnio do Projeto Educativo. Escrito pelos alunos Francisco Bastos e Diogo Leitão e musicado pela professora Nataliya Dyka, que também dirigiu os ensaios, o Hino foi cantado ao vivo pela primeira vez pelas alunas do 12º ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial, acompanhadas pelos membros da Direção e por diversos docentes e funcionários, que se uniram para mais um momento de reforço da coesão do Agrupamento. O prémio, patrocinado pelo Agrupamento, foi entregue aos dois alunos pela Diretora Filomena Pereira

Finalmente, foram dados a conhecer os Talentos vencedores (um por Ciclo de ensino), a saber:

Pré-Escolar – Grupo de crianças do JI Sophia, com a coreografia “Dança da Primavera”;

1º Ciclo – Ana Caetana, da EB António Gedeão, com a canção “Sol”;

2º Ciclo – Maria Beatriz Silva, da Esc. Dr. Ruy d’Andrade, com a canção “Never Enough”;

3º Ciclo – Tomás Estrela, da Esc. Dr. Ruy d’Andrade, com o fado “Cavalo Russo”;

Secundário – Diogo Leitão, da Esc. Secundária, com a canção “Porto Sentido”.

A Presidente da CPCJ, a Diretora (mostrando a mascote), a Prof.ª Magda Mourato, a aluna Tatiana Sofia Russo Alexandre, autora da mascote selecionada, e os restantes alunos da turma do 12º de Artes Visuais (Foto Acácio Luz)

Os cinco prémios atribuídos, no valor de 75 euros, foram patrocinados pelas duas Juntas de Freguesia da Cidade, pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, pela Câmara Municipal e pelo Agrupamento, tendo sido entregues pelos representantes destas instituições.

O serão já ia adiantado quando todos os concorrentes subiram ao palco, para receberem um diploma de participação e um presente surpresa oferecido pelo Agrupamento. Um até para o ano!