Jovens águias terminam a época 2019 com chave de ouro, vencendo todas as etapas dos campeonatos nacionais e regionais de clubes de triatlo jovem.

Na etapa de Abrantes, disputada no formato de estafetas em dois agrupamentos (benjamins \ infantis e iniciados juvenis), os benfiquistas apenas não venceram no agrupamento 1 feminino, em que alcançaram umas fantásticas segunda e terceira posições.

A equipa esteve como ao longo da época, com uma postura de união e empenho irrepreensível, pelo que o destaque é mesmo para a qualidade média do colectivo. Todas as equipas a surpreenderem, mesmo as constituídas por atletas ainda muito jovens, e a alcançarem resultados absolutos muito honrosos.  

Em maior destaque estiveram os juvenis Francisco Protásio \ Tomás Prudêncio e Vasco Teló, que venceram no agrupamento 2 masculino por larga margem, seguidos também pelas equipas femininas deste agrupamento, que, numa animada competição com a equipa do Alhandra Sporting Clube, conseguiram vencer. A iniciada Cassilda Carvalho liderou mesmo o primeiro percurso, com alguma vantagem para a colega Francisca Moreira, que era terceira, mas, após várias trocas de liderança, Catarina Moutinho e Luísa Miranda recuperaram o atraso e colocaram a equipa na primeira posição. Na segunda equipa, Joana Salgado sofreu um ligeiro atraso que já não permitiu a Letícia Magalhães lutar por mais do que uma excelente terceira posição para as três atletas ainda iniciadas.

Nos mais jovens, Ricardo Pissarra, Tomé Tomé e David Teló venceram com autoridade, com a surpresa da segunda equipa a fazer companhia no pódio com a segunda posição. Miguel Ferreira liderou a equipa de Henrique Silva e Francisco Gomes, com este último a fazer um último segmento de corrida a ultrapassar vários atletas e a alcançar o segundo lugar.

As meninas benjamins e infantis tiveram também uma divertida competição com as amigas do Alhandra Sporting Clube, a quem sorriu a vitória, liderando quase de início a final. Ana Marcelino \ Diana Marcelino e Luna Crispim foram segundas, com Maria Inês Nogueira a trazer a segunda equipa deste escalão até à terceira posição, muito embora Sofia Margarido e Rita Prudêncio serem ainda benjamins, pelo que realizaram uma excelente prova.

A época termina assim para a equipa jovem do Sport Lisboa e Benfica, que segue agora para as merecidas férias. A época 2020 inicia em Setembro, pretendendo os jovens benfiquistas realizar mais um ano memorável e ainda com maior sucesso e com mais pequenos triatletas em formação que os anteriores.

Quanto aos cadetes, realizaram também em final de época, em Abrantes, a prova do circuito super-sprint, vencendo colectivamente, e tendo António Barata alcançado a segunda posição absoluta, Daniel Carvalho a quarta posição, João Menino a sexta e Filipe Cavalheiro a 14ª posição.

Já no domingo, em etapa de duatlo cross, realizada no Parque de S. Lourenço, António Barata foi segundo no escalão 20-24 anos, Duarte Santos venceu o escalão de júniores, João Menino foi segundo nos cadetes e Ricardo Silva foi terceiro.

Resultados Finais Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Jovem:
1º Sport Lisboa e Benfica 1470pts
2º Alhandra Sporting Clube 1330pts
3º Clube de Natação de Torres Novas 1260pts

Resultados Colectivos de Abrantes:
1º Sport Lisboa e Benfica 2200pts
2º Alhandra Sporting Clube 1540pts
3º Clube de Natação de Torres Novas 1050pts

Resultados Completos Abrantes:

Agrupamento 2 Masculino:
🥇Francisco Protásio / Tomás Prudêncio / Vasco Teló
5º Rodrigo Pissara \ Tiago Margarido \ Pedro Carvalho
6º Tiago Homem \ Bernardo Mendes \ Afonso Ferreira
17º Martim Santos \ Rafael Madeira \ Miguel Neves
27º Afonso Fazendeiro \ David Cardoso \ Duarte Margarido

Agrupamento 2 Feminino:
🥇Ana Francisca Moreira / Catarina Moutinho / Luísa Miranda
🥉Cassilda Carvalho / Joana Salgado / Letícia Magalhães
7º Catarina Santos \ Constança Santos \ Marta Carvalho

Agrupamento 1 Masculino:
🥇 Ricardo Pissarra / Tomé Tomé / David Teló
🥈Miguel Ferreira / Henrique Silva / Francisco Gomes
7º Manuel Gomes \ João Prudêncio \ Luís Viriato Anjos
12º Tiago Ferreira \ André Martins \ Santiago Santos

Agrupamento 1 Feminino:
🥈Ana Marcelino / Diana Marcelino / Luna Crispim
🥉Maria Inês Nogueira / Sofia Margarido / Maria Rita Prudêncio
9ªs Gabriela Santos \ Leonor Roque \ Vânia Crispim