Numa organização do Sport Lisboa e Benfica, que tem a sua escola de triatlo sedeada em exclusivo no Entroncamento, realizou-se no passado sábado, 22 de fevereiro, a primeira edição do Duatlo do Entroncamento, etapa inaugural do campeonato nacional jovem de clubes e também campeonato nacional de juvenis em duatlo. Esta competição teve a organização técnica da Federação de Triatlo de Portugal e o apoio do Município do Entroncamento.

Num dia de primavera antecipada, pleno de sol, o Parque Verde do Bonito esteve repleto de público para ver os 400 jovens participantes, em representação de 27 clubes nacionais. A moldura humana foi fantástica e a animação foi para toda a família, com as equipas da Casa do Benfica do Entroncamento a proporcionarem a experimentação de paintball, tiro com arco e vólei, para além dos insufláveis disponíveis aos mais jovens. A “família” da Escola de Triatlo proporcionou um alegre espaço de pic-nic, com mesas e comidas variadas, que permitiram a todos desfrutar de uma tarde desportiva agradável num espaço tão bonito como é este parque e zona desportiva.

Em termos desportivos, e mais uma vez alcançando um número de pódios excecional, o Sport Lisboa e Benfica, equipa da casa, venceu coletivamente com enorme destaque, alcançando 1716pts, na frente de Alhandra Sporting Clube (939pts) e Clube de Natação de Torres Novas (789pts).

Em termos individuais, a equipa entrou logo de pé direito, com a vitória de André Martins e Sofia Margarido em benjamins, ainda com Bernardo Miranda a alcançar a terceira posição nos masculinos.

No escalão de infantis Maria Inês Nogueira e Gabriela Santos alcançaram a primeira e segunda posições, com Luiz Viriato Anjos, recém subido do escalão de benjamins, mas a não se intimidar e a alcançar a segunda posição. Em iniciados femininos Letícia Magalhães a vencer destacadamente com Catarina Santos a alcançar a quarta posição enquanto em masculinos Tomé Tomé subiu de escalão com uma excelente quinta posição.

As últimas provas do dia apuravam os campeões nacionais de 2020 do escalão de juvenis. Tomás Prudêncio, atleta que se tem destacado ao longo das várias épocas, surgia como candidato ao pódio e não defraudou, alcançando a terceira posição, com destaque ainda para Tiago Margarido, que alcançou a quinta posição. Em femininos, Cassilda Carvalho, Luísa Miranda e Joana Salgado lideraram a corrida ganhando logo algum destaque, mas Joana Salgado viria a perder as duas colegas durante a transição, seguindo Cassilda e Luísa em colaboração na liderança. Ambas cavaram um fosso para as atletas detrás, com Cassilda a destacar-se um pouco na parte final do segmento de ciclismo e a vencer o seu primeiro título nacional de juvenis, sendo o seu primeiro ano no escalão, e ela que tem estado também em evidência, sendo medalha de bronze nos recentes campeonatos nacionais de corta-mato, em representação da Escola Secundária do Entroncamento. Luísa Miranda, campeã nacional de duatlo em 2019, alcançou a segunda posição, enquanto Joana Salgado, também juvenil de primeiro ano, lutava pelo pódio, que lhe viria a escapar por muito pouco, sendo ainda assim 4ª classificada.

O duatlo do Entroncamento foi pois um enorme sucesso, deixando a organização os seus agradecimentos ao Município do Entroncamento, às Juntas de Freguesia de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima e Casa do Benfica do Entroncamento enquanto instituições, e a Remax Portugal e Remax Rumo, Álvaro Eletrodomésticos, E Leclerc, Hotel Aires da Serra, Neuce, DS Consulting Services, Farmácia Almeida Gonçalves, Movie Fly, Incentiv´Arte, TrincaNela e Golden Sun Lovers \ Mibar, Rei dos Frangos e Talhos Tomaz.

Classificações Completas:

Benjamins Masculinos:

André Martins 1º; Bernardo Miranda 3º; Santiago Santos 5º; João Massa Santos 35º; Martim Morgado 37º

Benjamins Femininos:

Sofia Margarido 1ª; Vânia Crispim 5ª

Infantis Masculinos:

Luiz Viriato Anjos 2º;Francisco Gomes 5º; Manuel Gomes7º; João Prudêncio 17º; Hernani Mauricio 27º; Rúben Jesus 33º; Rodrigo Antunes 37º; Fábio Tomaz 45º

Infantis Femininos:

Maria Inês Nogueira 1ª; Gabriela Santos 2ª; Rita Prudêncio 11ª; Leonor Roque 22ª; Soraia Lobato 34ª

Iniciados Masculinos:

Tomé Tomé 5º; João Ricardo Pissarra 11º; Miguel Ferreira 18º; Henrique Silva 25º; Duarte Margarido 28º; Miguel Miranda 45º

Iniciados Femininos:

Letícia Magalhães 1ª; Catarina Santos 4ª; Ana Marcelino 8ª; Luna Crispim 26ª

Juvenis Masculinos:

Tomás Prudêncio 3º; Tiago Margarido 5º; Rodrigo Pissarra 16º; Tiago Homem 28º; Bernardo Mendes 30º; Afonso Ferreira 34º; Miguel Neves 45º; David Cardoso 55º

Juvenis Femininos:

Cassilda Carvalho 1ª; Luísa Miranda 2ª; Joana Salgado 4ª; Marta Carvalho 6ª; Constança Santos 22ª; Raquel Dias 27ª