A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, marcará presença na inauguração do novo edifício da Biblioteca Municipal de Sardoal, a ter lugar no dia 21 de março, pelas 15 horas.
Consciente das deficiências estruturais e de conforto da antiga Biblioteca, e tendo a Cultura e a Educação como pilares fundamentais do desenvolvimento económico e social, o Município de Sardoal encetou esforços para requalificar o edifício onde funcionou, durante muitos anos, o Externato Rainha Santa Isabel, importante polo de educação na história de Sardoal.
Em 1997, o edifício foi sujeito a obras de recuperação e foi ocupado pela Biblioteca Fixa n.º 176 da Fundação Calouste Gulbenkian, serviço que aí funcionou até 2007, juntamente com Escola de Música da Filarmónica União Sardoalense, uma delegação do Instituto Português da Juventude, entre outros. Devido à degradação evidente do edifício, a Biblioteca funcionou, nos últimos anos, na Casa Grande (ou dos Almeidas), junto à Câmara Municipal.
As obras da atual Biblioteca iniciaram em 2022 e ficaram concluídas no final de 2024, tendo o restante tempo servido para equipar a infraestrutura.
A nova Biblioteca dispõe de sala infantil, de uma sala juvenil, uma de conhecimento e literatura e uma sala de reuniões. Com áreas amplas e bastante luz natural, estão ainda disponíveis no edifício diversos computadores com acesso à Internet para usufruto dos utilizadores.
A Biblioteca Municipal de Sardoal funcionará de terça-feira a sábado. À terça-feira das 11h às 13h e das 14h às 18h e nos restantes dias das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Foto: Paulo Jorge de Sousa