PUB

A Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo emitiu um comunicado em que denuncia os pedidos que circulam nas redes sociais em nome do CHMT, “colocados por alguns profissionais de saúde, nas suas páginas de facebooK com pedidos de equipamentos de proteção individual (EPI’s)”, garantindo não haver falta, até à data, dos referidos equipamentos no CHMT, e pedindo “desculpa  aos seus utentes e demais profissionais por alguma insegurança que o mesmo pedido possa ter suscitado”.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, “lamenta ainda que profissionais de saúde, que deviam ser os mais responsáveis pelos comentários  públicos que fazem, não saibam utilizar de forma mais responsável as redes sociais, num momento tão sensível de saúde pública para a população. Naturalmente que numa  Casa com dois mil funcionários o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, não pode responder por atitudes insensatas de alguns profissionais que são, claramente, uma exceção à forma muito responsável, no contributo essencial que dão para a Instituição, como um todo, a maioria dos profissionais neste momento crítico”.

PUB

“No dia em que houver uma rutura de equipamentos ou material que ponha em causa a prestação de cuidados o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, será o primeiro a fazer um apelo público, se não lhe restar outro meio”, lê-se no comunicado.

“Sem embargo do uso muito parcimonioso do material existente que, neste momento, exige uma gestão muito mais rigorosa dos stock’s – pois não se sabe a intensidade da pandemia nem o tempo que a mesma vai durar – mais uma vez se reafirma que não existe falta de material de proteção individual no CHMT,EPE de forma a por em causa a segurança dos profissionais, já que este Centro Hospitalar cumpre todas as orientações de auto proteção em meio hospitalar da Direção Geral de Saúde e da sua própria comissão de combate à infeção hospitalar”.

E a terminar referem que “A prova de que o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE tem capacidade para fazer face a este surto pandémico é que, ainda no dia de hoje, 27 de março, o CHMT, EPE, recebeu 10 ventiladores, de uma encomenda global que o Governo fez para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde no combate ao SARS-CoV-2. Não obstante todo este planeamento e a forma como o CHMT, EPE, se tem preparado, importa agradecer as muitas ofertas de consumíveis de proteção individual bem como de toda a solidariedade demonstrada nos últimos dias por diversas entidades privadas e públicas que, de várias formas, têm colaborado no combate a esta pandemia, e têm feito chegar bens e equipamentos ao CHMT, EPE. Equipamentos esses que reforçam os stock’s existentes”.

PUB