Na sequência da informação hidrológica monitorizada, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, informa hoje que o caudal debitado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo foi de 1418m 3 /s às 07h00 de hoje.
O Caudal registado em Almourol às 07h00 era de 1800 m 3 /s. A manutenção dos caudais com valores perto dos 1500 m3 /s na soma dos caudais das barragens, constitui-se como fator de risco significativo no galgamento das margens do rio Tejo e consequente cheia.
De acordo com a previsão meteorológica para a bacia do Tejo, prevê-se que que os caudais no Rio Tejo se mantenham elevados nas próximas horas.
Através da informação disponível prevê-se manutenção dos caudais debitados pelas barragens ao longo do dia, e consequentemente dos níveis registados no rio Tejo. Os efeitos previsíveis apontam para a submersão de áreas adjacentes às margens.
Entretanto os seguintes efeitos foram observados: Município de Torres Novas – Submersão da Estrada Municipal Nº 570 – Riachos; Município de Abrantes – Submersão da Estação de canoagem em Alvega; Município de Constância – Submersão da Estrada Campo Tramagal/Santa Margarida e submersão do Parque Ribeirinho em 20%; Município de Vila Nova da Barquinha – Submersão do cais do Castelo de Almourol.
A barragem de Castelo de Bode foi alvo de uma descarga na passada sexta feira, estando muito perto da sua capacidade máxima.
Fotos e Vídeos: Franscisco Carneiro, via Facebook