Foto "Visit Golegã"
PUB
Segundo a revista impressa com atualização digital ambipur.pt (Hotelaria e Turismo), de 30 de janeiro passado, Rádio Hertz e outros meios de comunicação, o Grupo Hoteleiro Vila Galé vai mesmo avançar com um hotel na Quinta da Cardiga, no vizinho concelho da Golegã.
Jorge Rebelo de Almeida, presidente daquele grupo empresarial hoteleiro, explicou à imprensa, durante um almoço no Vila Galé Ópera, em Lisboa, que este projeto, entre outros em Portugal e no Brasil, “está encaminhado” e que “é para avançar!”. O empresário disse mesmo que “a Câmara (da Golegã) recebeu-nos de braços abertos!”, não prevendo, assim, grandes dificuldades para que a obra possa avançar antes do final deste ano de 2024.
Recorde-se que a Quinta da Cardiga é constituída por um palácio renascentista (dos poucos existentes em Portugal) construído pela Ordem de Cristo de Tomar, com dois grandes pátios, edifício com 22.297m2 e 4 magníficas cúpulas, 30 quartos, salões, uma capela com portal manuelino e retábulo renascença representando N. Sra. Mãe da Ordem de Cristo, uma torre medieval templária do séc. XII com 3 andares (imóvel classificado de interesse público), uma sala monumental no rés-do-chão (antiga portaria; depois cozinha) uma adega com magníficos tetos abobadados (Adega dos Frades) e um jardim voltado para o Tejo.
Este novo empreendimento será uma mais valia para o edifício histórico da Cardiga, bem como para toda a nossa região do Médio Tejo, uma vez que permitirá reabilitar o palácio, abrindo-o à comunidade envolvente, assim como a turistas nacionais e internacionais.
Tenha-se em vista a excelente obra realizada pelo Grupo Vila Galé no antigo Convento de Santa Iria (de Freiras Clarissas) e Colégio anexo, em Tomar, inaugurado no ano passado, aquando da Festa dos Tabuleiros.
Luís Baptista
PUB