Pela importância que o coração representa na qualidade de vida, desde há alguns anos, associa-se o mês de maio ao coração, como chamada de atenção da população para os cuidados a ter com este órgão vital. Pretendemos com este artigo, alertar que não existe um coração saudável, sem exercício físico regular e alimentação adequada.
Os estilos de vida assumem uma primordial importância, relativamente à alimentação desequilibrada, à obesidade, ao sedentarismo, ao stress, ao tabaco, … por estarem identificados como fatores de risco importantes e influenciarem de forma direta a morbilidade e mortalidade.
Segundo a OMS, devemos praticar atividade física diariamente durante pelos 30 minutos e com intensidade suficiente para aumentar a frequência cardíaca, como exemplo caminhadas, deslocar-se a pé nas curtas distâncias, subir/descer escadas, andar de bicicleta, correr nadar dançar…
Aliado ao exercício físico deve estar uma alimentação equilibrada e uma hidratação adequada.
A alimentação equilibrada é simples, exigindo algum bom senso nas escolhas diárias, como:
Interiorizar que existem alimentos para ingerirmos todos os dias e, alimentos com maiores teores de gordura, açúcar e sal, os quais só devemos ingerir nos dias “de festa”.
Ter como referencial a Roda dos Alimentos: ingerir diariamente alimentos dos vários grupos, respeitando as proporções sugeridas e variando o mais possível, os alimentos dentro de cada grupo e ao longo do dia e, preferir os alimentos produzidos de acordo com a época do ano;
Realizar várias refeições ao longo do dia (entre 5 a 7), para ajudar a controlar o apetite e a quantidade de alimentos que se ingerem numa única refeição;
Nas refeições principais, iniciar com sopa, carne ou peixe, farináceos e SEMPRE legumes crus ou cozinhados;
Bebida preferida e principal, água. Não esquecer que os sumos embalados apresentam elevados teores de açucares e, as bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação, desde que a idade e a condição de saúde o permita;
Ajustar a quantidade de alimentos ingeridos ao nível de atividade física, de modo a manter um peso adequado;
Para uma hidratação adequada, tenha em conta que o organismo humano de um adulto é composto por cerca de 60% de água. A água desempenha muitas funções, como o transporte de nutrientes aos músculos e ao cérebro, eliminação de substâncias ou, a produção de suor responsável pelo arrefecimento do organismo, o que em dias mais quentes, pode levar a perdas significativas de água. É necessário não descurar a sua reposição no organismo, devemos por isso beber água, mesmo sem sentir necessidade.
Quando praticamos atividade física, a ingestão de bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes aumentam as perdas de água. Deste modo a sua ingestão é desaconselhada.
O consumo de tabaco contribui para as doenças cardiovasculares, existindo consultas de cessação tabágica que ajudam na resolução deste problema. Pela SUA saúde, não fume!
Durante todo o ano cuide do seu .
Margarida Arnaut
ENFERMEIRA
USP do ACES Médio Tejo