O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, esteve esta segunda-feira no Entroncamento para apoiar o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Rui Madeira, numa visita marcada por declarações sobre integração de imigrantes, educação e mobilidade ferroviária.

Durante a passagem pelo concelho, Montenegro sublinhou a importância de garantir que os imigrantes que chegam a Portugal o façam com “um vínculo de trabalho”, como forma de promover uma integração plena nas áreas da saúde, habitação e educação. “Prometemos regular mais os fluxos migratórios, com vista a dignificar mais aqueles que nos procuram para trabalhar e para nos ajudar a construir um país mais justo”, afirmou.

O líder do PSD recordou visitas anteriores ao Entroncamento, incluindo uma escola local onde, segundo disse, se deparou com “uma gestão multicultural desafiante”, dada a diversidade de nacionalidades entre os alunos. Comprometeu-se a apoiar Rui Madeira “na qualificação dos espaços escolares e na sua adaptação aos desafios que a escola pública hoje enfrenta”, com destaque para a integração dos imigrantes e das suas famílias.
A visita decorreu poucos dias após a aprovação, no Parlamento, de um novo regime jurídico para a entrada e permanência de estrangeiros, que inclui alterações nas regras do reagrupamento familiar.

Montenegro respondeu ainda ao pedido de Rui Madeira para a requalificação da estação ferroviária do Entroncamento, nomeadamente ao nível das acessibilidades, destacando a importância do transporte ferroviário para o “meio ambiente e a qualidade de vida”.
Durante o passeio pelo centro da cidade, o primeiro-ministro foi abordado por Maria Cremelinda, residente que se declarou “fã desde o tempo de Sá Carneiro” e que guarda uma fotografia com Montenegro, que “todos os dias endireita”. O momento foi marcado por sorrisos e boa disposição, com o líder do PSD a receber um conjunto de chávenas com inscrições alusivas aos fenómenos populares que tornaram o Entroncamento conhecido, como o cão que fala ou as abóboras gigantes.
Texto e fotos: Ricardo Alves















