Com início às 0h00 do último sábado, dia 15 de junho, eram quase uma centena os corajosos que, decididos a enfrentar a imensidão da Serra da Estrela, se colocaram na linha de partida dos 102 Kms do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela”, prova de Trail Running com mais de 4 mil metros de desnível acumulado positivo.

Esta foi a primeira prova de Trail Running com 100 Kms, em Portugal Continental, e em 2019 foi batido o recorde de participantes. Organizada pela empresa Horizontes, com o extraordinário apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a 9ª edição do “Oh Meu Deus” contou com mais de meio milhar de participantes, distribuídos pelas 4 distâncias do evento.

Com início e final em Seia, o percurso passou por Senhora do Desterro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Corgas, Sandomil, Cabeça de Eiras, Rio de Mel, Vide, Cabeça, Loriga, Torre, Penhas Douradas, Sabugueiro e Aldeia da Serra.

Ambos residentes em Tomar, mas em representação do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (CAFZ), os atletas Luís Graça e Rodrigo Dias Lopes há muito que tinham decidido enfrentar a dureza dos caminhos e trilhos da montanha mais alta de Portugal continental, passando em locais onde, na maior parte das vezes, apenas se consegue ir a pé.

O ferreirense Luís Graça foi o surpreendente vencedor da prova, completando o difícil percurso em pouco mais de 13 horas. O atleta do CAFZ já havia participado neste evento em 2014 e 2015 (na distância de 70Kms), tendo alcançado a vitória na sua primeira participação e o segundo lugar em 2015.

Após um longo período de afastamento das corridas, o atleta do CAFZ regressou aos treinos no início de 2019 (na altura com 16Kgs a mais, em relação ao seu peso habitual). Com apenas 5 meses de treino, Luís Graça regressa assim às vitórias, numa Serra que tanto gosta e onde já possui um bom conjunto de resultados.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – 102 Kms:
1º – Luís Graça (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 13h18.22
2º – António Pinto (HMC – RUNNINGS – SANTA MARIA DA FEIRA) – 13h25.38
3º – Diogo Santos (G. D. TRANCOSO) – 13h28.56
4º – Pedro Pires (RUNNERS DO DEMO) – 13h46.55
5º – Samuel Castro (OUTDOOR CLUBE DE SETÚBAL) – 14h07.49
33º – Rodrigo Dias Lopes (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 19h24.53
Terminaram 76 participantes