O triatleta do Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Costa alcançou o título de Campeão do Mundo de Triatlo em juniores, numa prova realizada em Lausanne na Suíça, na passada sexta-feira dia 30 de agosto.

Depois da Medalha de Bronze conquistada já esta época no Campeonato da Europa, Ricardo Batista num grande momento de forma esteve imparável na Suíça, controlando sempre na frente a sua prova, atacando apenas na parte final do segmento de corrida, deixando para trás o australiano Redmond e o espanhol Baxter.

Foi uma competição disputada em formato sprint, aonde alinharam 71 atletas representando 35 países.

Trata-se de um título histórico conquistado nesta modalidade pela primeira vez por um atleta português no setor masculino, e que mais uma vez demonstra a qualidade do trabalho realizado no Triatlo em Torres Novas desde 2009, liderado pelo técnico Paulo Antunes.

O atleta torrejano comentou no final da prova que tem vindo a treinar muito bem desde 1º ano de Júnior.  Estava um pouco apreensivo ao fim da primeira volta de ciclismo uma vez que o grupo da frente tornou-se muito grande. Teve de ter muita atenção para se posicionar bem e poupar-se o mais possível para corrida final. Logo após a segunda transição sentiu-se muito forte e foi deixando para trás todos os seus adversários. Foi uma excelente prova.

O colega de equipa José Pedro Vieira também esteve presente na mesma prova em representação da Seleção Nacional de Triatlo em Juniores, mas depois de também estar na frente da prova, não conseguiu concluir a corrida.