PUB
João Fanha Vieira joao.vieira@entroncamentoonline.pt
“Aguardo que sejam feitas as devidas investigações, até porque não tenho conhecimentos de estruturas de edifícios.”
João Fanha Vieira, Sic Notícias

“O PSD na pessoa do Vereador à época vem agora dizer que não tem conhecimentos de engenharia. Aceito… face aos ultimos artigos de opinião, percebe-se a limitação dos seus conhecimentos. Era interessante perceber a posição do PSD que se vai apresentar a eleições autarquicas.”
Carlos Amaro, Facebook

(Os erros na acentuação estão conforme o original…)

Uma pessoa amiga disse-me para eu ir ver uma publicação no Facebook do vereador Carlos Amaro sobre os problemas de construção que envolviam o Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen construído (tal como várias escolas) durante a minha vereação.

PUB

Embora (muito) preocupado com as notícias sobre o Jardim de Infância, resolvi manter o silêncio, até porque o senhor Presidente da Câmara estaria a tomar os passos devidos, de forma cautelosa, prudente e com um discurso coerente no sentido de se apurarem os eventuais responsáveis pelo sucedido.

Fui questionado pela SIC Notícias e disse precisamente que aguardava as devidas investigações. Tal como o senhor Presidente da Câmara, não acho que a precipitação seja boa conselheira e, muito menos, andar a especular na praça pública.

Até que surgiu em cena o cidadão/vereador Carlos Amaro… Na acima citada publicação no Facebook, reduziu a extrema importância da situação relacionada com o Jardim de Infância, a uma politiquice de pechisbeque. Foi um momento infeliz. Um momento que só alguns têm… Para além de achar que um assunto desta magna importância se reduz a uma questiúncula partidária, veio dizer mentiras e insultar-me, bem como a muitas outras pessoas, incluindo o próprio elenco camarário. Senão, vejamos:

O Carlos Amaro diz, na sua publicação, que “O PSD na pessoa do Vereador à época vem agora dizer que não tem conhecimentos de engenharia.” Nada mais falso, pois foi o cidadão independente, João Fanha Vieira, quem respondeu, não tendo o PSD nada a ver com a minha resposta.

De seguida afirma que eu disse que não tinha conhecimentos de engenharia, o que até era admissível “face aos ultimos artigos de opinião, percebe-se a limitação dos seus conhecimentos”. Duma forma simplória e impensada chama “limitados” a todas as pessoas que não têm conhecimentos de engenharia, incluindo o próprio…

Não queria, de forma alguma, voltar a temas sobre os quais escrevi. São artigos de opinião que valem pelos seus timings. Mas, e atendendo ao facto do Carlos Amaro achar que sou limitado, tal como os meus textos de opinião, não resisto a lembrá-lo sobre a “limitação” de alguns temas abordados, com três exemplos:

Será que o Carlos Amaro acha que o artigo “O conflito regressou ao Largo Santo António” é limitado? Saia, vá à rua e veja o que as pessoas acham das dezenas de milhares de euros gastos num cruzamento onde tudo funcionava na perfeição.

Será que o Carlos Amaro acha que o artigo “A desautorização das autoridades” é limitado? Saia, vá à rua António Lucas (junto ao Mercado Municipal) e veja o caos de trânsito que lá existe, onde uma rua pedonal(!) está infestada de automóveis parqueados como apetece a cada condutor e onde a Câmara colocou um sinal de proibição de estacionamento.

Será que o Carlos Amaro acha que o artigo “Restauração do Mercado Municipal – Inqualificável” é limitado? Saia, vá ao Mercado Municipal e veja o fiasco financeiro que ali está! Um espaço ao abandono sem quaisquer condições climatéricas e de bem-estar, que melhoraram minimamente com a substituição do telhado e após o artigo “limitado” ter denunciado esse problema.

Pois é, Carlos, na política não vale tudo. A seriedade, a dignidade e a responsabilidade pelo que dizemos e fazemos deverão estar sempre presentes nos nossos actos. Fazer politiquice partidária com situações tão graves e tão penalizadoras é indesculpável!

Voltarei para mais algumas questões ao vereador que tanto percebe de engenharia…

(O autor não escreve segundo o actual acordo ortográfico)

PUB