IRINA F - FOTO NUNO MATOS FNC

A poldra lusitana de 2 anos “Nora das Faias”, do criador Luís Filipe Marques Bastos e propriedade da Coudelaria Luís Bastos, venceu o prémio Égua de Ouro da ExpoÉgua 2019. Nas raças tuteladas pela Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas, o Troféu de Ouro foi atribuído a “Irina-F”, uma égua afilhada da raça Português Desporto, do criador Casa Agrícola Víctor Frias e propriedade de Transfialense S.A.

NORA FAIAS – FOTO NUNO MATOS FNC

A entrega de troféus teve lugar no final da tarde deste sábado, depois da apresentação de 65 animais. No final, o presidente da Câmara Municipal da Golegã fez um agradecimento especial a todos os presentes e pediu um minuto de silêncio em memória de duas personalidades que nos deixaram recentemente e que eram frequentadores habituais da Golegã: o cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas e Filipe Figueiredo (Graciosa), fundador da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Antes, teve lugar uma homenagem ao jovem cavaleiro goleganense Sebastião Carvalho, campeão nacional de juniores no Concurso Completo de Equitação e uma demonstração das funcionalidades do cavalo Luso Árabe, pela Associação do Cavalo da Raça Luso Árabe. Esta raça tem vindo a destacar-se nas várias modalidades equestres devido à sua versatilidade. Cinco exemplares apresentaram alguns exercícios de ensino, equitação tradicional e toureio.