Na terça-feira, dia 16 de novembro, o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho comemorou o 99º aniversário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, natural da freguesia da Azinhaga, concelho do Pombalinho, participando na abertura das comemorações do centenário do escritor.
Na manhã desse dia foi inaugurada uma exposição de trabalhos elaborados por alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento, intitulada “Retratos de Saramago”. O principal tema desses trabalhos, elaborados em várias técnicas, inclusivamente em suporte digital, com muitos materiais reciclados, foi o rosto ou figura de Saramago. No entanto, alguns deles ilustravam também obras do escritor, nomeadamente A Maior Flor do Mundo e O Lagarto, conto incluído na obra A Bagagem do Viajante.
Nesta inauguração esteve presente a neta do escritor, Ana Saramago de Matos, que teve a oportunidade de conhecer o enorme mural que existe no recinto escolar dedicado a José Saramago, da autoria do conhecido artista Violant.
Os alunos do Agrupamento também tinham gravado antecipadamente, em suporte áudio, trechos de obras de Saramago, os quais foram sendo transmitidos ao longo da emissão desse dia da estação de rádio TSF. O Agrupamento faz também parte da rede internacional de escolas “Leituras Centenárias”, criada pela Fundação José Saramago.