Mais uma vez, a Pista do Estádio Municipal de Abrantes, foi o “palco” escolhido pela Associação de Atletismo de Santarém, para organizar os Campeonatos de Santarém – Absolutos (escalões de Juvenis/Juniores/Sub 23 anos e Seniores), no passado fim de semana de 18 e 19 de julho de 2020.

Tal como nos torneios regionais anteriores, este realizou-se igualmente sob as regras apertadas de segurança sanitária da Federação Portuguesa de Atletismo, para esta fase da pandemia “Covid-19.

Relativamente aos resultados desportivos, o Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC – Entroncamento) obteve 7 pódios, inúmeros recordes pessoais e em destaque, Frederico Constantino, ainda Juvenil, aproveitou este contexto de correr com os mais velhos e superou-se, fazendo seguramente umas das melhores marcas nacionais no seu escalão nos 800 metros, 2.00,92 minutos, qualificando-se para o Campeonato Nacional de Juvenis, a realizar no próximo dia 1 de agosto. Em termos classificativos, obteve um excelente 3º lugar do pódio, sendo o melhor juvenil em competição, mas o que não admira, visto que este, nas competições anteriores tinha se consagrado Campeão Regional de Juvenis e de Juniores, nesta difícil distância, do meio fundo.

No que diz respeito aos restantes resultados, salienta-se o título de Campeã Regional de Ana Catarina Carrêlo, igualmente nos 800 metros, e duplo “bronze” conquistado ainda por esta esforçada atleta do CLAC, nos 400 metros planos e nos 400 metros Barreiras. André Cotrim, que a semana passada se tinha consagrado Campeão Regional de Juniores de Salto em Altura, venceu novamente esta disciplina, levando para casa duas medalhas de “ouro”, visto que venceu o escalão de absolutos e de Sub23 anos. Quem também venceu o seu escalão dentro deste Campeonato, foi Ana Abegão, que alinhou nos 400 metros planos, arrecadando o título de Campeã Regional de Veteranos, conseguido ainda o 5º lugar da geral. Pedro Oliveira que no Campeonato Regional de Juniores tinha conquistado 2 medalhas de “bronze nos 110 metros e 400 metros barreiras, neste fim de semana, entre os mais velhos, repetiu a proeza e trouxe para casa o mesmo “metal” e mesmo número de medalhadas.

Ricardo Simões, que participou nas corridas de 400, 200 e 100 planos, teve nestas duas últimas provas, a sua melhor classificação, em que em ambas obteve um ótimo 5º lugar. Participaram ainda neste campeonato, na corrida dos 800 metros, Mónica Ventura, que se consagrou Vice Campeã Regional de Veteranos e a sua irmã Teresa Ventura, que ficou logo atrás, em 3º lugar neste escalão.