PUB

A Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), uma das mais emblemáticas manifestações religiosas da Semana Santa de Sardoal, decorre na Quinta-feira Santa, 18 de abril, pelas 21h30m.

Esta Procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da Vila, criando um ambiente místico, acentuado pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.

PUB

Com organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, o Cortejo integra o Sermão do Mandato, na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade.

Refira-se que nesta Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão de Cristo. Os painéis originais podem ser vistos na Igreja da Misericórdia, uma vez que, por motivos de preservação, integram a Procissão réplicas destas obras.

Integrado no programa religioso da Semana Santa de Sardoal decorrerá ainda a Procissão do Enterro do Senhor, em 19 de abril, pelas 19 horas, e no Domingo de Páscoa terá lugar a Procissão da Ressurreição, pelas 10 horas.

Tapetes de Flores adornam Igrejas e Capelas do Concelho de Sardoal 

Durante a Semana Santa, em Sardoal, as Igrejas e Capelas do Concelho vão estar decoradas com tapetes feitos de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.

Entre Quinta-feira Santa, 18 de abril, e Domingo de Páscoa, 21 de abril, os tapetes nos templos refletem o empenho com que a comunidade sardoalense trabalha e se envolve na Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte.

Os enfeites na Vila são efetuados nas Igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade, nas Capelas do Espírito Santo, S. Sebastião, Sant’Ana, Santa Catarina, Senhor dos Remédios e, uma vez que a Capela de Nossa Senhora do Carmo se encontra em requalificação, o seu tapete irá ser executado na Casa Grande.

Pelo sexto ano consecutivo, também as Igrejas e Capelas fora da Vila estão adornadas com flores e verduras. O Município disponibilizará transporte para visitar estes templos nos dias 19 e 20 de abril, com partida junto ao Centro Cultural Gil Vicente, pelas 14h30m.

Os tradicionais tapetes de flores e verduras são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes. Esta é uma tradição cultural que se julga ser única no país, remontando a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.

 

PUB