Na edição 2019 do XTERRA Golegã, 4ª etapa do campeonato nacional jovem de clubes e também 2ª etapa do campeonato nacional de juvenis, os jovens triatletas benfiquistas estiveram em enorme destaque, marcando presença no pódio de todos os escalões, e obtendo um surpreendente número de 12 medalhas individuais.
Colectivamente, a equipa benfiquista juntou a 4ª vitória colectiva em outras tantas etapas, com 1960pts, reforçando por isso a liderança do campeonato nacional de clubes, onde mantém anualmente uma saudável competição com o Alhandra Sporting Clube, que foi segundo com 1223pts.
No campeonato nacional de juvenis, destaque benfiquista em masculinos e femininos. Pleno no pódio masculino com Francisco Protásio a vencer destacado, e a juntar uma vitória ao segundo lugar obtido na primeira etapa pelo que assume a liderança do campeonato. Vasco Teló (2º) e Tomás Prudêncio (3º) fizeram companhia no pódio, também eles com excelentes prestações e a terminarem com bastante folga para o 4º classificado, que seria Christian Dias da ADRAP – Madeira.
Em juvenis femininos, Ana Francisca Moreira liderou durante todo o ciclismo, mas não conseguiu manter a vantagem no atletismo, terminando ainda assim na 3ª posição, logo seguida por Catarina Moutinho (4ª), também ela em evidência na prova. Luísa Miranda, apesar de se encontrar doente, alcançou uma honrosa 7ª posição.
Nos escalões mais jovens destaque para os benjamins Luiz Viriato Anjos, Rita Prudêncio e Sofia Margarido, presenças habituais nos pódios e com excelente atitude e domínio técnico, mas também para Bernardo Miranda, ainda muito jovem e iniciante, com um brilhante 6º lugar.
Em infantis, mais uma vez a armada benfiquista em grande plano com 5 atletas no top 10. Ricardo Pissarra foi 2º, Tomé Tomé 3º, David Teló 4º, Miguel Ferreira 7º e Henrique Silva 8º. Em femininos as manas Marcelino sempre perto da frente obtiveram a 2ª e 5ª posição, também com Maria Inês Nogueira de novo a surpreender e a ser 9ª classificada.
No escalão de iniciados, Cassilda Carvalho obteve nova vitória com um segmento de btt em que se isolou seguida de perto da colega de equipa Letícia Magalhães, confirmando depois com novo segmento de atletismo demolidor. Letícia teria menos sorte e cometeu um erro no ciclismo que a relegou para a 4ª posição, numa altura em que estava isolada em 2º. No sector masculino, Rodrigo Pissarra a sair de novo isolado na natação, perdendo apenas para Manuel Bartolomeu (Fátima Escola Triatlo) que foi muito forte no segmento de ciclismo. Martim Santos obteve também uma boa classificação ao ser 9º classificado.
No XTERRA OPEN participação dos cadetes, com vitória destacada de João Menino, que teve companhia no pódio de Ricardo Silva e Martim Pombo.
Resultados Completos:
Benjamins Masculinos: Luiz Viriato Anjos 3º; Bernardo Miranda 6º; Tiago Ferreira 10º; Santiago Santos 12º
Benjamins Femininos: Rita Prudêncio 2ª; Sofia Margarido 3ª; Leonor Roque 8ª; Vânia Crispim 16ª
Infantis Masculinos: Ricardo Pissarra 2º; Tomé Tomé 3º; David Teló 4º; Miguel Ferreira 7º; Henrique Silva 8º; Francisco Gomes 23º; Manuel Gomes 24º; João Prudêncio 28º
Infantis Femininos: Ana Marcelino 2ª; Diana Marcelino 5ª; Maria Inês Nogueira 9ª; Luna Crispim 13ª; Gabriela Santos 24ª
Iniciados Masculinos: Rodrigo Pissarra 2º; Martim Santos 9º; Bernardo Mendes 12º; Afonso Ferreira 19º; Rafael Madeira 24º
Iniciados Femininos: Cassilda Carvalho 1ª; Letícia Magalhães 4ª; Joana Salgado 9ª; Catarina Santos 11ª
Juvenis Masculinos: Francisco Protásio 1º; Vasco Teló 2º; Tomás Prudêncio 3º; Gabriel Santos 12º; Pedro Carvalho 16º; Tiago Margarido 19º; Tiago Homem 33º; Miguel Neves 47º
XTERRA OPEN: João Menino 1º; Ricardo Silva 2º; Martim Pombo 3º