Foto EOL
PUB

O Município do Entroncamento comemorou o Dia Municipal para a Igualdade esta quinta-feira, dia 24 de outubro, com a realização no Centro Cultural de Oficinas Criativas com alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel, CERE e utentes do Lar dos Ferroviários e Centro de Convívio da Terceira idade em parceria com a EAPN – Portugal Rede Europeia Antipobreza.

O Dia Municipal para a Igualdade pretende sensibilizar para a questão da igualdade de género apelando para a importância de uma vida par, igualitária entre homens e mulheres, promovendo uma cultura na comunidade através da participação cívica dos cidadãos e das instituições.

PUB

No Centro Cultural foram criadas várias “oficinas”, tais como, música, poesia, teatro, informação online, entre outras. Os participantes espalharam-se pelas várias oficinas e no final apresentaram os resultados do trabalho realizado em grupo.

O EOL participou na oficina “informação online” e o resultado foi a realização de duas entrevistas anónimas a dois jovens que já passaram por atos de desigualdade, bullying e violação.

De 21 a 23 de outubro, as escolas 1ºciclo do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento tiveram a oportunidade de dinamizar atividades inerentes ao tema da igualdade em diferentes espaços do concelho.

No dia 22 de outubro, o Centro Cultural recebeu o espetáculo “A Girafa que comia estrelas”, uma produção da Atrapalharte, para alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.

A Biblioteca Municipal recebeu durante as manhãs dos dias 23,24 e 25 de outubro, ateliers sobre “Crescer em Igualdade”, dirigidos a alunos dom 1.º ciclo do ensino básico.

A encerrar as comemorações realiza-se esta sexta-feira, dia 25 de outubro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal mais uma edição de Conversas com Café subordinada ao tema “Comunicação Inclusiva – Igualdade de Oportunidades”, tendo como oradora Ana da Silva, professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que abordará as questões sobre igualdade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta temática e incentivar à participação cívica dos cidadãos e das instituições.

PUB