Fernanda Júlio inaugurou este sábado, dia 7 de dezembro, na Galeria Municipal do Entroncamento a exposição da sua Coleção de Presépios, que conta com mais de 350 exemplares.
A inauguração contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ilda Joaquim, da vereadora Tília Nunes, do Presidente da Assembleia Municipal do Entroncamento, para além de muitos amigos e familiares.
É na primeira pessoa que a colecionadora se apresenta. “O meu nome é Fernanda Maria da Luz Pouseiro Júlio, mas todos me tratam por Fernandita. Tenho a profissão que amo – educadora de infância, e tenho três filhos que me ajudam no gosto por esta coleção.
Apesar de ter presépios com mais anos do que tenho de profissão (1969 e 1988), foi numa visita de estudo como educadora ao Jardim Zoológico em 2000 que comprei o primeiro.
Foi aí que a minha coleção começou a ganhar forma: uns vou comprando, muitos outros vão-me sendo oferecidos por amigos e familiares, que me trazem de todos os cantos do mundo – Brasil, Espanha, Alemanha, Itália, Angola, Moçambique, Rússia, Quénia, México, Israel – e de inúmeros artesãos das mais variadas terras do nosso país.
Neste momento já são mais de 300 expostos pela minha casa, de todo o tipo de materiais: papel, pedra, madeira, tecido, barro, vidro, cortiça, plástico, EVA, sal, gesso, feltro, prata, cera, croché…
Todos eles representam alguma coisa, todos eles têm uma “história”. Apresento aqui alguns deles, pois a felicidade não se guarda só para nós, e é com muito gosto que a partilho convosco.
Agradeço a todos que fazem esta coleção possível e agradeço a presença de cada um de vós…
a vossa sempre Fernandita”.
A exposição vai estar patente ao público até dia 22 de dezembro e de 27 a 29 de dezembro, de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.




















