A Biblioteca Municipal do Entroncamento comemorou esta sexta-feira 31 de maio o seu 54º Aniversário com uma edição das “Conversas com café”, com o convidado José António Franco, escritor e poeta.
A Biblioteca Municipal do Entroncamento foi inaugura em 29 de maio de 1965, na presidência de Eugénio Dias Poitout, e estava instalada por cima do café SCAAFA, pertencendo à rede das bibliotecas fixas da Fundação Calouste Gulbenkian com o nº 91.
Na sexta-feira antes de serem cantados os parabéns e partido o bolo de aniversário, os presentes ouviram com atenção José António Franco falar sobre poesia…
A poesia foi mesmo o tema central desta edição, onde para além da comemoração do 54º aniversário da Biblioteca Municipal, foram entregues os prémios aos vencedores do I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”.
José António Franco, natural de Coimbra, onde nasceu em 1951, é Licenciado em Filologia Germânica, professor de inglês; formador de professores, educadores e bibliotecários; poeta e ficcionista, dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos Ensinos Básico e Secundário com quem partilha o prazer de ouvir e dizer o poema.
Da sua vasta obra, seis títulos fazem parte da lista dos livros aconselhados pelo PNL (Plano Nacional de Leitura).
Do seu curriculum destaca-se como Bolseiro Fulbright (pela Comissão Cultural Luso-Americana), na State University of New York, College at Potsdam, 1979; foi galardoado no Prémio Alves Redol de Revelação de Conto, Vila Franca de Xira, 1990; foi Vencedor do X Prémio de Conto Joaquim Namorado, Figueira da Foz, 1993; foi galardoado, em 1997, pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso “Experiências Inovadoras no Ensino” pelo projeto A Poesia como Estratégia e em 2002 fundou “Os Jograis da Bonifrates”.
No I Concurso de Poesia “Cidade do Entroncamento”, apenas foram atribuídos prémios no Escalão C (maiores de 18 anos), tendo Nuno Garcia Lopes conquistado o 1º e 2º Prémios e Alfredo Martins Lopes o 3º lugar.






















