O Entroncamento celebrou esta segunda-feira, 24 de novembro, o 80.º aniversário da elevação a concelho, data que recorda a criação administrativa ocorrida em 1945.

As comemorações tiveram início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, seguido da Cerimónia Comemorativa no Salão Nobre, onde foram homenageados funcionários municipais que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço em 2025. A distinção foi feita com a Medalha Municipal de Serviço Público, nos graus bronze, prata e ouro, respetivamente.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Nelson Cunha, destacou o crescimento do concelho ao longo das últimas oito décadas, sublinhando a importância da identidade ferroviária e da presença militar no desenvolvimento económico e social. Referiu ainda os pilares que considera essenciais para os próximos anos: Segurança Urbana Integrada, reforço da saúde e da habitação, infraestruturas para o crescimento económico e requalificação da Estação Ferroviária.

O presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Belejo, evocou a história e a evolução do concelho, salientando a localização estratégica e as acessibilidades que colocam o Entroncamento “no centro das oportunidades”.

No final da sessão solene, no Largo José Duarte Coelho, foi realizada a entrega simbólica de Equipamentos de Proteção Individual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento. Seguiu-se a visita à exposição documental “Editais do Município do Entroncamento”, patente na Galeria Municipal até 27 de novembro.

As comemorações encerram ao final da tarde, com a inauguração da iluminação de Natal da cidade, marcada para as 17h30.













